Correio do Minho

Braga,

- +
Remodelação do centro urbano beneficia peões e comerciantes
Associação Braga+ deu a conhecer o património do Convento dos Remédios

Remodelação do centro urbano beneficia peões e comerciantes

Dia de festa no Agrupamento André Soares

Remodelação do centro urbano beneficia peões e comerciantes

Cávado

2022-05-12 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Município já deu início às obras de remodelação da Praça D. Frei Bartolomeu dos Mártires. A renovação do Largo Rodrigues Sampaio só vai acontecer depois do Verão.

Citação

A Câmara Municipal de Esposende deu início, esta semana, às obras de remodelação do Largo Rodrigues Sampaio e das zonas adjacentes, sendo que as máquinas já são visíveis na Praça D. Frei Bartolomeu dos Mártires.
O projecto foi explicado ontem, numa sessão pública que decorreu no Auditório Municipal pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e pela arquitecta responsável, Joana Pinheiro.
Benjamim Pereira reconheceu que os trabalhos poderão causar constrangimentos a quem tem de passar pela zona ou ao comércio local, mas garantiu que, no final, todos sairão a ganhar. “O resultado final vai valer a pena, porque é no sentido de melhorar a nossa cidade, de termos espaços públicos de qualidade. Não há obras que não causem transtorno, mas no final vai valer a pena”, disse Benjamim Pereira.
O autarca explicou que só agora é que o município pode avançar com as obras devido a vários atrasos processuais.
A remodelação do Largo Rodrigues Sampaio e da Praça D. Frei Bartolomeu dos Mártires decorre no âmbito do programa de Financiamento ‘Portugal 2020’ e têm um prazo de execução de 270 dias (nove meses). Contudo, a obra será suspensa durante os meses de Julho e Agosto. “No Verão, a obra é suspensa, mas tem de estar pronta até Junho do próximo ano, sob pena de perdermos o financiamento. O Verão é importante para os comerciantes e comemoramos os 450 anos do município. Não queremos, por isso, ter a nossa praça principal com protecções de obras. Entendemos que não vamos mexer no Largo Rodrigues Sampaio durante o Verão, e temos a Praça D. Frei Bartolomeu dos Mártires que pode ser trabalhada de forma autónoma. Foi garantido pelo empreiteiro que começando agora, a obra estará pronta até ao final de Julho. Só reiniciaremos os trabalhos já no Largo Rodrigues Sampaio, em Setembro”, disse Benjamim Pereira.
Os trabalhos estão avaliados em 940 mil euros, mas face ao aumento do custo dos materiais pode atingir um milhão e 350 mil euros.
O projecto prevê o reperfilmento do piso entre a rotunda da marginal e o entroncamento com a Rua da Nossa Senhora da Graça e a remoçao de lugares de estacionamento junto à Igreja Matriz e ao Auditório Municipal. A este propósito, o edil de Esposende defendeu a criação de zonas de estacionamento pago. “O problema do estacionamento só se resolve se for a pagar, mas não em todos os lugares. Esse sistema leva à rotatividade”, disse Benjamim Pereira, destacando que no futuro, poderá ser equacionada a construção de um parque de estacionamento subterrâneo junto aos Bombeiros Voluntários de Esposende.
A arquitecta responsável pelo projecto de remodelação, realçou que o projecto prevê a retirada de árvores (tílias) junto à Igreja por razões de segurança e a replantação de várias outras árvores no Largo Rodrigues Sampio e Praça D. Frei Bartolomeu dos Mártires. Os monumentos ao Bombeiro e aos homens do mar serão relocalizados. O nivelamento do piso, permite, no entender da arquitecta, que os cafés e restaurantes possam ter esplanadas maiores e criar mais àreas de exposição para os comerciantes.
Na Praça D. Frei Bartolomeu dos Mártires serão criados 40 lugares de estacionamento, passeios mais largos e zonas ajardinadas com árvores.
Alguns comerciantes da zona lamentaram que só agora a câmara dê conhecimento do projecto e alegaram que as obras colocam dificuldades no acesso dos clientes aos respectivos espaços comerciais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho