Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Residências UMinho exaltam poesia, teatro e história
André Pinto vence Testes de Apuramento para a Seleção Nacional

Residências UMinho exaltam poesia, teatro e história

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior atenção

Residências UMinho exaltam poesia, teatro e história

Ensino

2021-03-25 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

As 'Residências Culturais' vivem-se durante este fim-de-semana dentro das residências universitárias da UMinho com muita acção cultural.

É com poesia, teatro e uma boa dose de história que se realizam, já a partir de amanhã, as ‘Residências da Cultura’ nas residências universitárias. Trata-se de uma iniciativa cultural que é organizada pelas Comissões de Residentes das Residências Universitárias da Universidade do Minho que terá lugar ao longo do fim-de-semana, com destaque para uma sessão a realizar domingo dedicada ao Dia Nacional dos Centros Históricos.
As ‘Residências Culturais’ arrancam amanhã, às 21.30 horas, com a comemoração do Dia do Livro Português, através de um sarau de poesia que terá a moderação de Miguel Marques.
No sábado, dia 27, comemora-se o Dia Mundial do Teatro, com a leitura da peça ‘o bailarino’ de Bernardo Santareno, a partir das 17 horas.
Para além destas actividades, o programa geral das ‘Residências Culturais’ prevê ainda actividades como o ‘BookCrossing’, submetida ao tema ‘Um livro a circular é melhor que um livro na estante’, convidando todos os residentes à leitura espontânea e recreativa.
Serão colocados livros em alguns espaços comuns das residências e os estudantes serão convidados a partilhar os seus próprios livros.
Mas não só. Pretende-se ir mais longe com esta iniciativa, propondo-se a criação do Clube de Leitura. “O objectivo é eleger as residências como um espaço de leitura e partilha cultural, com sessões mensais de leitura partilhada em voz alta”, indica a organização do evento.
Numa lógica de desenvolvimento de competências pessoais, os estudantes das residências participarão também em acções informativas sobre a plataforma PressReader (que, por via da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) é possivel aceder a jornais e revistas de todo o mundo). A iniciativa conta com o apoio dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) e da BLCS.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho