Recovery debate novas tecnologias na saúde mental
2020-07-11 às 06h00
Sameiro Araújo falou da retoma da actividade desportiva em Braga e das intervenções que o município tem feito para que os bracarenses tenham todas as condições para praticar desporto na maior segurança.
Como todas as cidades do país - umas mais que outras, também é certo - durante o período de confinamento social Braga praticamente parou. Em todas as actividades houve mudanças, paragens, quebras, mas na prática desportiva essa paragem foi praticamente total, pelo menos no que diz respeito à prática ao ar livre. E Braga não parecia Braga nesse momento. Mas, aos poucos, tudo está a ser ultrapassado e a actividade está em plena retoma.
Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga com os pelouros da Juventude e Desporto, falou ao Fórum Desporto sobre esse momento triste - “Braga praticamente parou. Não se via pessoas na rua, não se via a cidade com a pujança que a caracteriza” -, mas mostrou a confiança que existe no município para o futuro.
Braga parou a sua actividade, mas Sameiro Araújo lembra que a autarquia não se limitou a fechar portas e esperar que as pessoas ficassem em casa. Trabalhou para continuar a acompanhar as pessoas. “Apesar da paragem da actividade desportiva na cidade, nós não parámos. Tivemos os nossos profissionais e darem aulas via videoconferência. Utilizámos as novas tecnologias e conseguimos que as pessoas se adaptassem e continuassem, acima de tudo, a praticar desporto, mesmo quando estavam fechados em casa. Esse aspecto acabou por ser até positivo, uma vez que também notámos maior interesse das pessoas em praticar desporto, em manter-se activos. Notámos também mais gente a querer participar. Penso que a população, em geral, reagiu muito bem a esta situação que era completamente nova para nós”, refere a vice-presidente.
Lembrando que Braga é uma cidade muito desportiva - “só atletas federados este ano tínhamos 8300 e clubes eram 169 - Sameiro Aráujo falou ainda dos tempos de esperança que se avizinham: “gostava de deixar uma mensagem de esperança. Sou optimista por natureza e vamos acreditar que o pior já passou. Espero que daqui a um ano estejamos a festejar um aumento de praticantes desportivos, de competições, de eventos desportivos com segurança. Que daqui por um ano tudo isto faça parte de um passado longínquo. Tenham confiança e cumpram. Sejam optimistas, mas sempre com muita segurança e cuidado”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário