Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Reviver com intensidade e pompa a afamada Bracara Augusta
BE questiona sobre existência de situações confirmadas de contaminação do rio Lima

Reviver com intensidade e pompa a afamada Bracara Augusta

Guimarães: Candoso S. Martinho Inaugura Rotunda de Reboto com Memorial da Batalha de S. Batalha

Reviver com intensidade e pompa  a afamada Bracara Augusta

Braga

2025-05-23 às 06h00

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

À noite chegam os legionários. De dia há baptizados, casamentos. À noite há votos e oferendas aos deuses. De dia há crianças a sorrir em ruas, onde se vende poções mágicas e elixires que curam.

Citação

À noite chegam os legionários, junto a uma inscrição romana evocativa da refundação da Bracara Augusta, no Largo D. João Peculiar, naquele que é apelidado de Palco Plutão. Trata-se de uma combinação de inteligência artificial, câmaras e senores, num espectáculo que leva o público directamente até dois mil anos atrás à grande glória da antiga urba dos Brácaros de Augusto. As ruas transformam-se, com as tendas, os cheiros e aromas, as ervas medicinais, com promessas de cura e de juventude eterna. De dia as crianças sorriem no Fanum Sacrum, um lugar sagrado, no Largo Paulo Orósio, onde também está a paliçada antiga, verdadeiro acampamento mulutar da época antiga, que transporta as gentes da Bracara Augusta, com rituais ancestrais encenados por flâmines e áugures, viajando para um universo carregado de espiritualidade e simbolismo que celebra os deuses, as divindades do panteão romano.
O segundo dia da Braga Romana teve, nas Termas Romanas do Alto da Cividade, um percurso com uma visita encenada, apelidado de itinera cum lustratoribus. O romani illius novais aconteceu no palco Minerva, no Largo S. João de Sousa, com percurssão do Novais e Sousa. No acampamento militar sucederam-se visitas guidas e houve também casamentos na Capela de S. Sebastião, baptizados e votos e oferendas aos deuses. O?Museu de Arqueologia recebeu uma formação à volta de grandes mestres, como Séneca, Marco Aurélio e Epicteto.
Hoje, no terceiro dia, a Bracara Augusta vai reviver o seu cortejo triunfal, com a chegada do imperador que vai percorrer as ruas de Braga a partir das 21 horas. Ao longo do dia e da noite há inúmeras actividades.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho