Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Ricardo Rio: “A Agenda 2030 é um compromisso firme”
Famalicão: Festival Lusco Fusco invade a Devesa

Ricardo Rio: “A Agenda 2030 é um compromisso firme”

Póvoa de Lanhoso: Serviços de saúde, segurança e socorro mantiveram-se activos

Ricardo Rio: “A Agenda 2030 é  um compromisso firme”

Braga

2025-03-28 às 06h00

Redacção Redacção

Ricardo Rio participou no arranque oficial da iniciativa ‘2030CATALYSTS’, que visa acelerar a implementação de metas sustentáveis nas regiões da UE.

Citação

O Comité das Regiões Europeu acolheu o evento de lançamento da projecto ‘2030CATALYSTS: Implementação dos ODS nas regiões da UE - da monitorização à acção’, em que participou o presidente da Câmara de Braga.
Este projecto é uma iniciativa financiada pelo Parlamento Europeu e desenvolvida pelo Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia com o apoio do Comité das Regiões.
O projecto apoiará 20 regiões europeias que partilham a vontade de monitorizar a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de implementar acções concretas para esse fim. Estas regiões estão igualmente empenhadas em explorar sinergias entre a monitorização dos ODS, a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento regional sustentável.

Em comunicado, o Comité das Regiões explica que o CCI e as regiões participantes trabalharão em conjunto para fornecer recomendações práticas à União Europeia, bem como às autoridades nacionais e regionais, sobre os desafios e oportunidades da implementação dos ODS a nível regional.
Este encontro marcou o início oficial do projecto e deu a conhecer aos participantes - autoridades regionais, decisores políticos e representantes de organizações da sociedade civil - os objectivos, os prazos e resultados esperados, bem como os papéis de cada interveniente.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e membro do Comité das Regiões participou na sessão dedicada ao reforço do monitorização dos ODS a nível regional.

“Em Braga, a Agenda 2030 é uma ambição colectiva e um compromisso político firme. Não nos limitamos a alinhar estratégias e colocámos os ODS no centro da governação local. Desenvolvemos um modelo sólido, com um plano de ação, monitorização sistemática e um Relatório Voluntário Local que nos permite avaliar com rigor e agir com impacto’, afirmou Ricardo Rio, acrescentando que Braga está a “institucionalizar os ODS como uma linguagem comum e um motor de transformação, assumindo um papel na liderança local pelo desenvolvimento sustentável.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho