Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Ricardo Rio assume presidência do Eixo Atlântico
Lank FC Vilaverdense garante reforço de luxo vindo da II Liga

Ricardo Rio assume presidência do Eixo Atlântico

LIVRE defende novo paradigma para mobilidade

Ricardo Rio assume presidência do Eixo Atlântico

Nacional

2020-02-07 às 18h12

Redacção Redacção

Coesão, captação de investimento e fixação da população na agenda para novo mandato

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi eleito presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, sucedendo ao alcaide de O Barco de Valdeorras, Alfredo García. A eleição decorreu esta Sexta-feira, 7 de Fevereiro, durante a Assembleia-Geral da associação transfronteiriça, realizada em Matosinhos. Para este mandato de dois anos, Ricardo Rio será coadjuvado pela alcaidesa de Lugo, Lara Álvarez, que assumiu funções de vice-presidente.
A coesão social, a crise demográfica e a captação de investimento e de talento centrarão os objectivos de 2020 no âmbito do desenvolvimento da Agenda Urbana do Eixo Atlântico, aprovados nesta Assembleia-Geral, que ficou ainda marcada pela adesão dos municípios de Póvoa de Varzim e Culleredo.
“Neste mandato pretendemos afirmar o Norte de Portugal e a Galiza como motor de competitividade, de inovação e colaboração institucional. Queremos um território em que os seus cidadãos se tornem motores de crescimento dos respectivos países e que as cidades que compõem esta associação transfronteiriça se tornem também exemplos a seguir”, referiu Ricardo Rio, lembrando que o Eixo Atlântico “é um dos espaços privilegiados de colaboração e de reforço do espírito transfronteiriço”.
Ricardo Rio, assume pela segunda vez a presidência do Eixo Atlântico, uma vez que já tinha desempenhado funções de presidente da Comissão Executiva entre 2015 e 2017. “Com esta eleição, a Cidade de Braga consolida-se como referência portuguesa desta euro-região”, sustentou o Autarca Bracarense.
Para este novo mandato, Ricardo Rio aponta como um dos eixos estratégicos, a capacidade de fixar população na euro-região. Para isso, sustentou, “é necessário atrair novos investimentos que gerem emprego e tecido económico-empresarial que atraia talento e permita à população estabelecer-se e fixar-se no território. Queremos alinhar a nossa actuação pelas prioridades da União Europeia e pela Agenda Urbana que potencia e identifica melhores soluções para o desenvolvimento sustentável da euro-região”.
Nesse sentido, irá ser elaborada uma estratégia com soluções concretas para a euro-região que serão enviadas aos governos de Espanha e de Portugal, bem como à Xunta de Galícia. Esta estratégia será sustentada num relatório já efectuado e publicado sobre a situação demográfica da euro-região, tratando-se de “uma radiografia do território e um diagnóstico da situação actual com uma projecção até 2040”.
No âmbito das infra-estruturas, durante este mandato serão realizadas reuniões com os ministros responsáveis das obras públicas de Espanha e Portugal para acompanhamento das obras previstas no segundo pacote de infra-estruturas, entretanto paralisadas pelos processos eleitorais de ambos os países. Destas intervenções, constam obras ferroviárias como o bypass de Braga da linha do Minho, a saída Sul de Vigo, o corredor do Atlântico no âmbito ferroviário e as ligações viárias entre Ponferrada-O Barco de Valdeorras-Monforte-Ourense, o troço pendente da ligação Lugo-Santiago, ou a melhoria da ligação entre Bragança e Pueblo de Sanabria.
Matosinhos acolheu a XXVIII Assembleia-Geral do Eixo Atlântico que reuniu presidentes dos 35 municípios galegos e portugueses que integram esta associação transfronteiriça. A Assembleia-Geral aprovou, ainda, um orçamento de 3,9 milhões de euros para o presente exercício.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho