Correio do Minho

Braga,

- +
Ricardo Rio vai cumprir mandato até ao fim marcado por materialização de projectos
Domingos Bragança aposta na Educação, Cultura e Ciência

Ricardo Rio vai cumprir mandato até ao fim marcado por materialização de projectos

Carlos Carvalhal: “Temos de acabar com erros individuais, que custam caro”

Ricardo Rio vai cumprir mandato até ao fim  marcado por materialização de projectos

Braga

2021-09-28 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Apesar de ter perdido um vereador, a Coligação ‘Juntos por Braga’ garantiu a reeleição com a terceira maioria absoluta. Ricardo Rio, que pretende cumprir o seu último mandato até ao fim, promete quatro anos marcados pela materialização de projectos.

Ricardo Rio garante que vai cumprir integralmente o seu terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal de Braga, cargo para o qual voltou a ser reeleito, novamente com maioria absoluta.
O líder da Coligação ‘Juntos por Braga’, admite que “ninguém gosta de perder”, referindo-se ao facto de ter perdido um vereador, mas lembra que com maioria absoluta continua a ter as condições de governabilidade da Câmara Municipal asseguradas.“Fiquei triste com a perda de um vereador e sobretudo porque tenho a certeza que Teotónio dos Santos seria um excelente vereador e uma mais-valia para o executivo municipal”, admitiu o autarca reeleito, em declarações ao Correio do Minho, avançando ainda que Teotónio dos Santos vai continuar a trabalhar na esfera municipal, concretamente administrando os TUB.

Recorde-se que a Coligação garantiu a eleição de Ricardo Rio, Altino Bessa, Sameiro Araújo, Olga Pereira, João Rodrigues e Carla Sepúlveda, esta última uma estreia no executivo liderado por Rio.
Quanto à distribuição de pelouros, Ricardo Rio já tem “algumas opções tomadas”, mas só nos próximos dias é que vai avaliar a distribuição dos pelouros “de acordo com o perfil” de cada eleito. Certo é que vai exigir trabalho a cada vereador: “Vou exigir que sejam verdadeiros motores da concretização do projecto da Coligação”, vincou.

Rio realça que o último mandato vai fechar um ciclo de 12 anos de governação, um ciclo definido “para concretizar um projecto que tem transformado o rosto de Braga”. Assim, aponta para um terceiro e último mandato “muito ambicioso, com muito investimento e concretização de obras”. “Nós nunca governamos para as eleições”, afirma, realçando que é após a votação que vão arrancar muitos investimentos que estavam a ser projectados, nomeadamente nas freguesias, parque escolar, na rede viária, em equipamentos culturais e em muitas outras iniciativas que vão ser materializadas”.

Questionado sobre o facto de Coligação ‘Juntos Por Braga’ ter perdido a liderança de cinco freguesias, Ricardo Rio lamentou “enquanto responsável político”, apontando que no caso de uma delas, São Victor, acabou por ser o antigo presidente eleito pela Coligação quem venceu numa candidatura independente. Neste âmbito, Rio enaltece e agradece o “trabalho, a responsabilidade e serviço público” de Firmino marques que assumiu a candidatura da Coligação, tendo ficado em segundo lugar, à frente do PS. Mas se lamenta a perda de cinco freguesias, Rio também realça que a Coligação conquistou ao PS duas freguesias emblemáticas, uma delas Tadim, que pela primeira vez vai vestir laranja.

Já a UF de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, Rio realça que a Câmara sempre teve boa relação com o até agora presidente, mas admite que está muito feliz pela conquista liderada por Carlos Guimarães.
O líder da Coligação comentou também o facto de esta força política ter perdido eleitos na Assembleia Municipal. “Era esperado. Temos de ter em atenção que estavam oito listas a concorrer”, realça, lembrando que matematicamente a Coligação pode ter mais deputados, mas acaba por conseguir a maioria pelos mandatos dos seus presidentes de Junta.
Ricardo Rio realça, no entanto, que na Assembleia Municipal, a Coligação “tem sempre conseguido ter uma boa relação de abertura e diálogo com as outras forças políticas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho