Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Rio eleito para a Comissão Executiva do Global Parliament of Mayors
Póvoa de Lanhoso acolheu sessão de trabalho com empresas

Rio eleito para a Comissão Executiva do Global Parliament of Mayors

Universidade do Minho adquire a biblioteca de Manuel António Braga da Cruz

Rio eleito para a Comissão Executiva do Global Parliament of Mayors

Braga

2019-11-14 às 06h00

Redacção Redacção

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, diz que esta eleição para o Global Parliament of Mayors mostra o “reconhecimento” das outras cidades pelo que Portugal tem feito.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, foi nomeado membro da Comissão Executiva do Global Parliament of Mayors (GPM), num encontro que decorreu, recentemente, em Durban, na África do Sul.
O autarca bracarense manifestou a sua “grande satisfação por integrar agora o comité executivo desta organização, que representa autarcas de todo o mundo, e por poder trabalhar de perto com outros colegas para fazer com a agenda das cidades tenha um impacto na esfera de governança global”.
Para Ricardo Rio “isto significa também que as outras cidades estão atentas ao que estamos a fazer em Portugal e surge assim como um reconhecimento pelo temos feito”.
“Braga nos últimos anos tem reforçado a sua intervenção na esfera global, não só para aumentar a visibilidade externa da cidade, mas também porque é importante que Braga esteja nas principais discussões dos assuntos que dizem respeito às cidades e ao poder local e, sendo o Global Parliament of Mayors uma das associações de autarcas mais interessantes no panorama internacional, é com orgulho e uma motivação enorme com que assumo este mandato no GPM”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de Braga.
A Comissão Executiva do Global Parliament of Mayors é presidida por Peter Kurz (Mannheim) e inclui os autarcas de Bristol (Reino Unido), Palermo (Itália), Columbia (EUA), Monróvia (Libéria), Hoima (Uganda), Vyas (Nepal).
O autarca bracarense Ricardo Rio vai integrar, ainda, a Comissão Permanente, com o cargo de tesoureiro do GPM, onde estarão também os colegas de Hoima, Columbia, além do Presidente. O GPM é um órgão de governança global que inclui autarcas dos cinco continentes.
Refira-se que no último dia do encontro, Ricardo Rio participou no painel sobre o papel das redes das cidades, onde esteve a representante de África do ICLEI, Governos Locais para a Sustentabilidade, Kobi Brand, o director executivo da rede Metropolis, Octavi de la Varga, o presidente de Utrecht, Jan Van Zanen, além do presidente da GPM, Peter Kurz.
O presidente da Câmara Municipal de Braga destacou que a sua visão “é que todas as redes têm o seu papel e Braga está empenhada em ter uma voz activa na esfera global e há uma complementaridade entre elas”.
“O que é mais relevante é que os autarcas tenham uma maior capacidade de intervenção nas esferas do poder político, pois ao estarem mais próximos dos cidadãos possuem uma visão mais realista dos problemas das pessoas”, referiu o edil bracarense.
Neste encontro anual foi ainda aprovada a Declaração de Durban do Global Parliament of Mayors, onde são apontados compromissos à escala global em quatro áreas especificas: governação multi-lateral, migrações, segurança urbana e saúde pública, apontando para compromissos específicos, como a redução em 50% na violência nas cidades ou na taxa de vacinação dos bebés a atingir os 90% em 2030.
O próximo encontro do GPM será na cidade italiana de Palermo e terá lugar em Outubro de 2020.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.