Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Robot ‘Charmie’ serve clientes em bar da UMinho
Os Med on Tour passaram por Celorico de Basto

Robot ‘Charmie’ serve clientes em bar da UMinho

Renaturalização da ribeira de Castro e rio Torto fica concluída no Verão

Robot ‘Charmie’ serve clientes em bar da UMinho

Ensino

2023-11-19 às 10h30

Redacção Redacção

Laboratório de Automação e Robótica da UMinho tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, o robô ‘Charmie’, que a amanhã estará a servir clientes num bar da universidade.

Citação

Para destacar as capacidades do robot ‘Charmie’, o Laboratório de Automação e Robótica realizará demonstrações ao vivo num bar da Universidade do Minho. Amanhã, o robot estará em demonstração a trabalhar como um assistente de serviço, servindo clientes nas mesas e mostrando a sua habilidade em ambientes de restauração
O Laboratório de Automação e Robótica da UMinho tem vindo a desenvolver nos últimos anos o robô ‘Charmie’. Este projecto consiste no design e implementação de um robot móvel autónomo, especializado em assistência e serviços para ambientes domésticos e médicos, que interage com humanos através de microfone e colunas, compreendendo os comandos orais que lhe são dados e respondendo de forma idêntica.
Para além dos objectivos sociais de conseguir integrar o ‘Charmie’ em ambientes de apoio a idosos, com pessoas de mobilidade reduzida ou até mesmo com profissionais de saúde, o ‘Charmie’ foi concebido com o intuito de participar na competição RoboCup@Home, o maior evento de robótica a nível mundial que desafia os robôs a realizarem tarefas complexas em ambientes do quotidiano.
Na última edição do RoboCup, realizada em Bordéus, em Julho passado, o ‘Charmie’ conquistou a 7.ª posição no RoboCup@Home apesar de ser a sua primeira participação, demonstrando a eficácia das suas capacidades autónomas.
Actualmente, o foco do projecto ‘Charmie’ está na vertente ‘Restaurante’, uma competição específica que simula um ambiente de serviço de alimentos. O robot realiza tarefas como identificar clientes, receber pedidos através de interacções de áudio, recolher produtos no balcão e entregá-los nas mesas com o uso do seu braço manipulador robótico.
Para destacar as capacidades do ‘Charmi’, o Laboratório de Automação e Robótica realizará as demonstrações ao vivo no ‘Bar da Nave Principal’ do Pólo de Azurém.
“Toda a comunidade académica está convidada a testemunhar essa inovadora experiência tecnológica”, refere a UMinho, em comunicado.
O aluno de doutoramento Tiago Ribeiro, team leader do projecto ‘Charmie’ estará presente durante na demonstração para fornecer informações adicionais sobre o projecto e discutir os objectivos futuros do ‘Charmie’.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho