Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Robótica leva jovens a Madrid
Ricardo Rio abordou estratégia de neutralidade carbónica de Braga até 2030 na Nordic Edge Expo

Robótica leva jovens a Madrid

Semana do Clima focada nas alterações climáticas

Robótica leva jovens a Madrid

Vale do Ave

2010-04-13 às 06h00

Vera Batista Martins Vera Batista Martins

Dez alunos da Escola EB2,3/S Vieira de Araújo e da Escola Secundária de Amares partem amanhã para Madrid, onde vão participar no Campus Party, “o maior evento de Ciência e Tecnologia a decorrer em 2010 na Europa”.

Fruto de uma parceria entre a Escola EB2,3/S Vieira de Araújo e a Escola Secundária de Amares, dez jovens estudantes dos concelhos de Vieira do Minho e Amares vão participar no evento ‘Hands - on Robots’ que decorre em Madrid, Espanha, de 14 a 18 de Abril.

Ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho vieirense, os alunos e professores envolvidos no projecto, que coloca em destaque a robótica, receberam elogios ao seu trabalho e desempenho, uma parceria que irá dar visibilidade à região e ao país no Campus Party de Madrid, “o maior evento de Ciência e Tecnologia a decorrer em 2010 na Europa”.
Segundo disse ao ‘Correio do Minho’ o professor João Cunha da EB2,3/S Vieira de Araújo, “em Madrid os alunos terão oportunidade de fazer uma demonstração daquilo que melhor se faz nas duas escolas”.

Na ocasião, o professor Rui Batista, da Escola Secundária de Amares, fará a apresentação de um girassol robótico e de várias experiências que se podem fazer com robôs na sala de aula.
Para o docente, o grande desafio é “mostrar que em Portugal também se faz trabalho de qualidade”.

Depois de participar no Festival Nacional de Robótica, que decorreu na Batalha, a equipa da escola de Vieira do Minho ficou apurada para as camadas jovens da ‘RoboCup’, evento que acontece de 19 a 24 de Junho, em Singapura.

De acordo com o professor João Cunha, “o grande problema que se cria neste tipo de participações é que as empresas ligadas à robótica não têm depois uma grande retribuição ao apoiarem estas equipas”. E acrescentou: “o apoio que temos tido é da escola, câmara municipal, DREN, IPJ, associação de pais e alguns empresários da região”.

Prémios

Contudo, a direcção da EB2,3/S Vieira de Araújo “está a desenvolver todos os esforços para o projecto se concretizar na ida a Singapura”, onde se concentrará a elite mundial de robótica, garantiu João Cunha.
Nas camadas jovens da ‘RoboCup’, Portugal tem conquistado prémios nas áreas do futebol, dança e busca e salvamento, realçou João Cunha.

Lamentando a “falta de apoio expresso e formal para a participação neste tipo de eventos”, o docente mostrou-se confiante na ida à ‘RoboCup’.
Em Vieira do Minho, nos próximos anos, os alunos irão aprofundar o trabalho com os robôs humanóides, “associando vários sensores em que os robôs sejam autónomos na própria dança”, adquirindo novos conhecimentos e novas competências, justificou João Cunha.

Deixa o teu comentário

Últimas Vale do Ave

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho