Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
‘Rota da Energia’ reforça literacia energética
Procissão foi grande manifestação de fé

‘Rota da Energia’ reforça literacia energética

Ex-estudante do Politécnico de Viana do Castelo estreia-se na Bienal Internacional de Arte de Valença

‘Rota da Energia’ reforça literacia energética

As Nossas Escolas

2025-06-06 às 10h14

Libânia Pereira Libânia Pereira

No Dia do Ambiente a ‘Rota da Energia’ veio a Braga, capacitando os alunos da EB 2,3 de Celeirós para escolhas sustentáveis.

Citação

A ‘Rota da Energia’ passou ontem por Braga. No Dia Mundial do Ambiente, a EB 2,3 de Celeirós acolheu uma acção de sensibilização que veio capacitar os jovens para escolhas mais sustentáveis, em prol de um futuro mais eficiente. Presente na sessão de ontem, Altino Bessa, vereador do Ambiente do Município de Braga, sublinhou que esta é uma das prioridades da autarquia, apontando os mais jovens como um público-alvo por excelência. “Eles são o futuro. A nossa geração está perdida do ponto de vista da sensibilização, ou pelo menos uma parte significativa dela. A nossa esperança são os mais novos. Que eles não cometam os mesmos erros que esta geração cometeu por não estar sensibilizada para as questões ambientais”, disse.

Promovida pela ADENE - Agência para a Energia, com o apoio do Município de Braga, a ‘Rota da Energia’ “anda pelas escolas, mas também se dirige aos municípios e às empresas, para sensibilizar e criar maior literacia energética”, explicou Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE.
A iniciativa, levada a cabo ao longo dos últimos quatro anos, “já percorreu cerca de 100 municípios, 500 escolas, e impactou cerca de 22 mil alunos”, revelou.
O foco esteve nas questões energéticas, tendo sido feito um esclarecimento sobre a diferença entre energias fósseis e renováveis, como funciona o sistema energético, e como podemos poupar com dicas e truques simples. A sessão que ontem decorreu na EB 2,3 de Celeirós foi a primeira de quatro sessões previstas para Braga. “O nosso objectivo é chegar ao maior número de alunos, cerca de 300 a 400 alunos”, indicou o vereador do Ambiente.
Neste sentido, Altino Bessa lembrou que esta iniciativa surge no seguimento de outros projectos que têm vindo a ser implementados pelo Município de Braga, nomeadamente, o projeto educativo ‘A Minha Escola é Eficiente’, cuja mascote ‘Poupas’ “partilha boas práticas ao nível da poupança energética, sensibilizando para a importância de levar esta mensagem para as suas casas, criando um efeito de contágio junto das famílias no que toca ao cuidado ambiental”.

Sendo esta uma questão central para a autarquia bracarense, Altino Bessa referiu ainda projectos como o Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética, promovido pela Bragahabit, e a implementação do Balcão Único de Energia. “Fomos dos primeiros municípios a abrir o Balcão de Energia, que depois passou a Balcão Único de Energia em parceira com o Governo e com a ADENE”, notou.
Célia Simões, directora do AE de Celeirós, lembrou que “a EB 2,3 de Celeirós é a mais antiga Eco-Escola de Braga”, garantindo que as questões ambientais são uma prioridade neste estabelecimento. “O nosso plano de actividades anual não prescinde de ter acções diversas dentro da energia, sustentabilidade, e preservação do planeta”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho