Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Sá de Miranda acolhe primeira residência artística de dança em contexto escolar
Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Sá de Miranda acolhe primeira residência artística de dança em contexto escolar

Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Sá de Miranda acolhe primeira residência artística de dança em contexto escolar

As Nossas Escolas

2020-01-15 às 10h27

Redacção Redacção

Bailarinos da companhia ‘Dança em Diálogos’ conduziram uma residência com alunos dos 8.º e 10.º anos. ‘O Primo Basílio’ foi a peça que serviu mote para uma semana de trabalho que convidou os alunos a um encontro com o seu próprio corpo.

Citação

O Agrupamento de Escolas Sá de Miranda acolheu na passada semana aquela que foi a primeira residência artística de dança em contexto escolar.
Durante uma semana, os bailarinos Fernando Duarte e Solange Melo, da companhia ‘Dança em Diálogos’ - que juntamente com a autarquia bracarense promoveram esta residência - desenvolveram um trabalho contínuo de exploração do movimento e sua contextualização, adaptação e ligação ao romance ‘O Primo?Basílio’ de Eça de Queirós.

A residência artística surgiu na sequência do espectáculo que a companhia de bailado apresentou no Theatro Circo, no passado dia 11, em que adaptou também para bailado a obra de Eça de Queirós, trabalho conduzido pelo coreógrafo Fernando Duarte.
Esta obra notável de Eça de Queirós é, pela primeira vez, desenhada em dança e sustentada pela música de compositores portugueses, oferecendo o palco ao enredo do romance homónimo, originalmente publicado há 140 anos, numa adaptação totalmente inédita em Portugal. A sobrevida das personagens criadas pelo escritor, assim como o seu inconfundível estilo, são o ponto de partida para uma sessão de dança intensa, dramática e transversalmente cativante, reafirmando o lugar distinto da dança no espaço do storytelling performativo.  

A residência artística foi desenvolvida em duas escolas do agrupamento – Palmeira e Sá de Miranda – envolvendo uma turma de 8.º ano e outra de 10.º ano, constituindo-se como um programa de acção prática em que os bailarinos desenvolveram, em ambiente escolar e em estreita parceria com os professores, um trabalho contínuo de exploração do movimento coreografado. Aos alunos foi proposto um encontro com o seu próprio corpo, tomando-o como campo de arquitectura humana dinâmica e dançante, assim como espaço de narração diversificado.
A semana terminou com uma apresentação do trabalho desenvolvido à comunidade, lotando o teatro da Escola Secundária Sá de Miranda.
Esta apresentação foi o culminar de uma semana de trabalho que envolveu professores, estudantes e a organização mostrando o poder formativo das artes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho