Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
S. Silvestre ao cair do pano da Cidade Europeia do Desporto
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

S. Silvestre ao cair do pano da Cidade Europeia do Desporto

‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

S. Silvestre ao cair do pano da Cidade Europeia do Desporto

Desporto

2018-12-12 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Domingo, às 19 horas, a 41.ª Corrida de S. Silvestre de Braga sai da Praça da República, com milhares de atletas. Aproxima-se do fim 2019 - o ano da melhor Cidade Europeia do Desporto.

Citação

Dia 16 de Dezembro, domingo, pelas 19 horas, vai ter lugar a 41.ª S. Silvestre de Braga. Com partida e chegada na Praça da República, a prova integra uma corrida de 10 km para atletas federados e não federados nascidos em 2000 e anteriores e uma caminhada de 5,7 km, sem fins competitivos. Organizada pela Run Porto, a prova vai dispor de live tracking, permitindo seguir por dispositivos electrónicos, em qualquer parte do mundo, o percurso de cada atleta. Já só estão disponíveis inscrições de última hora, com os valores de 15 euros (corrida) e 8 euros (caminhada).

Ontem, na conferência de apresentação da iniciativa, Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal de Braga, afirmou que nesta cidade se observa mais gente em movimento de marcha ou de corrida.
“Vemos pessoas de todas as idades”, vincou o autarca, que começou por considerar esta corrida a “reafirmação de um momento que marca a agenda” da cidade de Braga.
Ricardo Rio realçou que a S. Silvestre de Braga tem conhecido evoluções, apontando o ano 2013 - em que assumiu a autarquia - como ponto de viragem, com aposta na organização profissional, vindo a tornar-se “um marco no plano desportivo e no económico”.

Lembrando que Braga foi em Bruxelas, na semana passada, distinguida como melhor Cidade Europeia do Desporto, adiantou estar prevista para dia 22 a gala de encerramento mas seria 16, com a S. Silvestre que fecha o programa competitivo.
Antes, a vereadora Sameiro Araújo recordou que, em Braga, a S. Silvestre começou por acção do INATEL?- Instituto Nacional para Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores, tendo em 1993 passado para a tutela da autarquia.
Desde 2013, a prova “duplicou o número de participantes”, adiantou. A autarca e treinadora de atletismo destacou ainda “o dinamismo” que a prova tem vindo a conferir à cidade, não só na dimensão desportiva mas também no âmbito do turismo.

Percursos sem alterações

Não há alterações nos percursos, sublinhou ontem Jorge Teixeira, da Run Porto, explicando que “quem quiser pode comparar com o tempo deste ano com o que fez no ano passado”.
Com partida e chegada na Praça da República, a corrida de 10 km sobe a Rua dos Chãos, Pr. Alexandre Herculano, Rua Gabriel Pereira de Castro, Rua do Carmo, Rua Conde de Agrolongo, Pr. Conselheiro Torres Almeida, Rua Dom Frei Caetano Brandão, Rua do Alcaide, Rua Dom Gonçalves Pereira, Rua Dom Afonso Henriques, Rua de São Lázaro, Rua Raio, Av. da Liberdade, Av. da Imaculada Conceição,seguindo-se o retorno na Rotunda Santos da Cunha, Av. da Imaculada Conceição, Av. da Liberdade, Largo São João da Ponte, Retorno, Largo São João da Ponte, Av. da Liberdade, Av. João XXI, Av. João Paulo II, Retorno, Av. João Paulo II, Av. 31 de Janeiro, Rua de Santa Margarida, Rua Conselheiro São Januário, Rua Gabriel Pereira de Castro, Praça Alexandre Herculano, Rua dos Chãos, Praça da República: Meta.

Organização lamenta pagar IVA de 23%
Jorge Teixeira, director geral da Run Porto, questionado ontem pelo Correio do Minho sobre os preços para inscrições de última hora, possíveis até ao dia da prova, lamentou que as verbas sejam, tributadas em sede de IVA, a 23%. “Contribuímos para o Orçamento de Estado”, ironizou, considerando injusta esta taxa, lembrando que ao promover a prática desportiva “estamos a contribuir para que a população cause menos custos ao Serviço Nacional de Saúde”.

Corrida a 15 € e caminhada a 8 €
Até ao dia da prova são possíveis inscrições de última hora, com os custos de 15 euros para a corrida e de 8 euros para a caminhada. Ontem, era possível a inscrição a 13 euros para a corrida e a 7 euros para a caminhada.

Já há inscritos atletas de 17 países
A organização realçou a presença de inscritos de 17 países e quatro continentes: Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália, França, Bélgica, Estónia, Alemanha, Eslováquia, Suíça, Malta, Venezuela, Brasil, Canadá, Etiópia, Guiné Bissau e Índia.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho