Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
S. Vicente abençoou crianças contra doenças
UMinho integra European University Association

S. Vicente abençoou crianças contra doenças

SC Braga reforçado tenta pódios na pista coberta

S. Vicente abençoou crianças contra doenças

Braga

2020-01-20 às 09h14

Miguel Viana Miguel Viana

Crianças da Paróquia de S. Vicente entregaram velas acesas ao santo pedindo protecção contra vários males, em especial de doenças como a varíola. Eucaristia juntou centenas de fiéis que encheram a Igreja de S. Vicente.

Dezenas de crianças da Paróquia de S. Vicente foram abençoadas ontem, no decorrer da Eucaristia das 10 horas. A cerimónia integra as festividades de S. Vicente que decorrem na freguesia com o mesmo nome até ao próximo dia 26.
Colocadas junto ao altar, as crianças, acenderam e doaram velas a S. Vicente, apelando à protecção divina. Durante a Missa ouviram o padre Rui Sousa a falar sobre as diferentes formas de termos a luz de Jesus Cristo nas nossas vidas, tendo respondido a várias questões colocadas pelo pároco. Uma das crianças leu uma mensagem dirigida a S. Vicente.

O tributo das crianças ao mártir S. Vicente durante a Eucaristia é uma das novidades deste ano dos festejos e foi considerado um acto de fé da população. “Fizemos este tributo porque percebemos que o tributo a S. Vicente é transversal a todas as idades. Nesse sentido quisemos potenciar este tributo com a benção das crianças, não só com a oferta das crianças daquela pequenina vela, como sinal da devoção a S. Vicente e com o reconhecimento de que ele pode ser um sinal de luz para nos conduzir a Jesus, mas também que ele continua a ser protector para nós”, referiu ao Correio do Minho o padre Rui Sousa.

O pároco de S. Vicente lembrou ainda os vários actos religiosos agendados para os dias 22 e 26 deste mês, em especial da procissão solene. “No dia de S. Vicente (22, quarta-feira) é comum haver uma grande romagem à Igreja, nesse dia. O dia 26 (domingo) tem a particularidade de dar testemunho público da nossa fé. Já não são cristãos anónimos, que ficam em casa, mas sim cristãos que querem assumir a fé em Jesus Cristo e a sua devoção a S. Vicente, e percorrem as ruas da nossa cidade dizendo isso mesmo”, revelou o padre Rui Sousa.
Ontem também foi o dia de aceitar novos irmãos por parte da Irmandade de S. Vicente. Amanhã, as crianças do Patronato de Nossa Senhora da Luz prestam tributo a S. Vicente (15.30 horas) e à noite o adro da igreja acolhe a fogueira de S. Vicente (21 horas). O dia do santo (quarta-feira) está destinado à romagem, que antecede a Eucaristia das 19 horas. No domingo, alem da procissão (15.30 horas) há o repique dos sinos da Igreja e a Eucaristia de encerramento.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.