Operador privado e IP investem 61 ME no terminal rodoferroviário
2019-12-08 às 07h00
Associações da União de Freguesias de Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra, mostram como se vivia no tempo de Jesus Cristo. A Aldeia de Jesus foi instalada na antiga Escola Primária de Navarra e é composta por vários artesãos e actividades culturais.
Termina hoje, na antiga Escola Primária de Santa Lucrécia de Algeriz, a oitava edição da ‘Aldeia de Jesus’. Organizado pela associação Lucré-Crescendo, o evento junta as várias colectividades e instituições da da União de Freguesias de Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra, e de freguesias vizinhas.
O objectivo é dar a conhecer à comunidade o modo de vida da altura do nascimento de Jesus Cristo, através da realização de várias actividades.
A principal novidade é a presença de uma nova associação, a Adolescer. “Nós desafiamo-los a virem cá, para a comunidade começar a conhecê-los e o que vão fazer”, indicou Rita Costa, presidente da ‘Lucré-Crescendo’.
Sobre a Aldeia de Natal, a responsável associativa avançou que, “além das barraquinhas das associações que temos cá, também podem encontrar as barraquinhas com os ofícios, com os artesãos da época de Jesus, o Presépio alusivo à parte bíblica. Temos também, os animais característicos do Presépio e uma animação variada”.
O ponto alto da Aldeia de Natal é a encenação da Eucaristia, pelo grupo Malad’arte. “No final da Eucaristia, o padre faz-se acompanhar pelos figurantes, numa deslocação à Aldeia de Natal. A história será, outra vez, o Anjo Gabriel e a Anunciação a Nossa Senhora. Vai ser acompanhado pela Nossa Senhora e S. José até ao Presépio, para mostrar a aldeia de Jesus”, indicou Rita Costa.
O espaço da Aldeia de Jesus é ocupado por três associações e por três artesãos individuais.
As receitas do Bar da Aldeia de Jesus revertem a favor da Comissão de festas de Santa Catarina e destinam-se a apoiar as obras de reconstrução do adro da Igreja.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, frisou que o evento tem vindo a melhorar “as próprias cenografias e as representações. Vemos o crescimento desta comunidade de forma natural, em que toda a gente está envolvida.”
A vereadora revelou que a autarquia de Braga contribuiu com dois mil euros para a realização da Aldeia de Jesus. Pela primeira vez a iniciativa insere-se na programação do projecto ‘Braga é Natal’.
O presidente da União de Freguesias de Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra, Mário Vieira. realçou que a preparação da Aldeia de Jesus envolveu toda a comunidade, e desejou que “todos tenham muita alegria, que os stands presentes possam fazer bons negócios e que todos se sintam bem aqui.” O evento encerra hoje ao fim do dia.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário