Sardinhada da Santa Casa junta utentes, equipa e comunidade em Marrancos
2025-06-22 às 10h14
Orago da freguesia de São João do Souto pode explicar a presença significativa de São João Baptista em grande parte dos caixotões pintados do tecto da igreja do Divino Salvador, em Braga - propõe investigador Rui Ferreira.
Não se conhece documentação que explique por que razão tanto figurado dedicado a São João preenche uma grande parte dos caixotões do tecto da igreja do Divino Salvador, em Braga. Isso mesmo afirmou ontem, durante uma visita guiada, o especialista em temáticas sanjoaninas e doutor em Estudos Culturais, Rui Ferreira.
Provavelmente - referiu, a tão significativa presença de São João Baptista nas pintutas dotecto deve-se ao facto de em Braga o convento ter sido instituído na paróquia de São João do Souto, orago da freguesia.
Perante cerca de seis dezenas de pessoas que marcaram ontem presença na visita guiada, levada a efeito no âmbito das festas de São João, Rui Ferreira começou por lembrar que aquele é um convento beneditino erigido no início do século XVII, após ter sido transferido para Braga um cenóbio beneditino inicialmente instalado em Vitorino das Donas, Ponte de Lima.
O?facto de o orago de Vitorino das Donas ser o Divino Salvador pode explicar a escolha do nome do convento em Braga.
O investigador referiu haver uma tese de mestrado (não citou autoria nem de que universidade) em que este tecto é tema central de análise.
Representado em 16 dos 40 caixotões do tecto da igreja
São João Baptista está representado em 16 dos 40 caixotões do tecto da igreja do Divino Salvador. Cada um dos caixotões tem cerca de 165 cm de comprimento por 155 de largura.
Entre os quadros retratados encontra-se o célebre episódio do baptismo no rio Jordão, a deposição de João Baptista, a sua apoteose nos céus.
Segundo o historiador Vítor Serrão, aquele tecto terá sido pintado entre 1622 e 1623, por encomenda a uma oficina portuense onde pontificavam artistas como Domingos Lourenço Pardo, Manuel Machado de Sousa Luís Abreu, Manuel Lopes e Pantaleão Lopes.
Rei David no Museu Nogueira da Silva
A dança Rei David, que é um dos motivos principais das festas de São João, está retratada no Museu Nogueira da Silva, em Braga, num painel de azulejos da autoria de Jorge Barradas (1894-1971).
O artista retrata a dança do Rei David, inspirada nos tradicionais cortejos das Festas de São João, em Braga.
O Rei David é representado a tocar um instrumento, ladeado por músicos que dançam e tocam violas, flautas e violinos.
Ainda hoje, o carro da Dança do Rei David é um dos costumes mais enraizados nas festas.
A dança é caracterizada por um passo tipo polca, em que uma das pernas está elevada com o joelho dobrado sobre a cinta, enquanto a outra suporta o peso total do corpo.
Além do Museu Nogueira da Silva, o artista Jorge Barradas, que é considerado figura maior do modernismo português, está representado em colecções públicas e privadas, nomeadamente no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, ou ainda no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Nogueira da Silva, empresário bracarense, coleccionador e filantropo que era proprietário da casa (doada à Universidade do Minho em 1975) onde agora funciona o museu, terá pedido ao artista que retratasse um dos principais motivos das festas da cidade de Braga.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário