Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
SASUM são pioneiros no país na obtenção da certificação pelo Sistema de Gestão Ambiental
Quadros bíblicos são “marca identitária” dos Passos de Celeirós

SASUM são pioneiros no país na obtenção da certificação pelo Sistema de Gestão Ambiental

Vila Praia de Âncora assinala centenário

SASUM são pioneiros no país na obtenção da certificação pelo Sistema de Gestão Ambiental

Ensino

2020-01-15 às 20h23

Redacção Redacção

ISO 14001:2015 consolida o trabalho desenvolvido pelos Serviços ao longo do último ano.

Citação

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), no âmbito do seu Plano Estratégico de Sustentabilidade, iniciaram, em 2018, a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, transversal a todas as suas atividades e comum a toda a sua estrutura organizacional, tendo como base o referencial normativo ISO 14001:2015. Depois de mais de um ano de trabalho, a Organização obteve aprovação positiva, tornando-se, assim, nos primeiros Serviços de Acção Social do país a obter tal distinção.

Para a persecução deste objetivo, foi levado a cabo um trabalho de reavaliação de toda a sua conformidade legal, foram definidos e operacionalizados diversos indicadores de controlo e desenvolvidos múltiplos projetos específicos, tendo em vista a melhoria do desempenho ambiental dos Serviços, em todas as suas áreas de missão. “Foram também identificados os aspetos ambientais mais significativos da Organização, que serviram de base para a conceção e implementação de estratégias de curto, médio e longo prazo, que possibilitaram aumentar a resiliência ambiental de toda a Organização e contribuir, de uma forma efetiva, para o combate às alterações climáticas e societais verificadas nas últimas décadas”, referiu Diogo Arezes, do Gabinete de Sustentabilidade.



No mesmo processo, os SASUM viram ainda renovadas as certificações referentes ao seu Sistema de Gestão da Qualidade e Sistema de Gestão da Segurança Alimentar pelos referenciais ISO 9001:2015 e ISO 22000:2005, respetivamente. Estas normas vêm, assim, contribuir para a promoção, junto da comunidade académica, de uma confiança nas atividades diárias dos SASUM como agente ativo na promoção de boas práticas de prestação de serviços e concessão de apoios nas seguintes áreas: Bolsas de Estudo, Alimentação, Alojamento, Apoio Médico e Psicológico, Atividades Desportivas e Culturais.



Esta distinção é o resultado de uma estratégia de atuação holística e transversal que tem como objetivo central a redução da pegada ambiental, a promoção de um crescimento sustentável de toda a região e o reforço da qualidade de vida e o bem-estar de toda a Comunidade. Recorde-se, neste âmbito, que a Universidade do Minho foi considerada, muito recentemente, a 55.ª universidade mais sustentável do mundo e a número 1 em Portugal, de acordo com o UI GreenMetric World University Rankings 2019.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho