Paulo Pereira com cinco estreantes no fecho do apuramento do Euro2026 de andebol
2025-03-21 às 06h00
O projecto europeu ‘Save Energy Together’ está a ser operacionalizado no Bairro das Andorinhas e no Bairro das Parretas. Promover a eficiência energética é o objectivo da iniciativa.
Sensibilizar para a adopção de práticas de eficiência energética é o propósito do projecto europeu ‘Save Energy Together’. Em Portugal, Braga surge como o território piloto para a implementação desta iniciativa inovadora que abrange cidadãos em situação de vulnerabilidade à pobreza energética. Sílvia Remédios, coordenadora do projecto, sublinha que o objectivo passa por “melhorar o conforto térmico e reduzir a factura de energia”.
Co-financiado pelo programa LIFE da União Europeia, ‘Save Energy Together’ teve início em 2024 e prolonga-se até finais de 2026. Portugal surge como um dos cinco Estados-Membros representados no consórcio, a par da Alemanha, Áustria, Eslovénia e Lituânia. Cada um destes países identificou um território piloto onde será desenvolvido um plano de acção visando a implementação de medidas de eficiência energética comportamentais e de baixo-custo, com enfoque nos cidadãos em situação de vulnerabilidade à pobreza energética.
Em Portugal, Braga surge como o território piloto, sendo o projecto promovido pela ADENE - Agência para a Energia, em colaboração com a BragaHabit e outras entidades locais.
O projecto ‘Save Energy Together’ foi apresentado, ontem, na Junta de Freguesia da Sé e, na passada quarta-feira, na Sede de Moradores do Bairro das Andorinhas.
Sílvia Remédios, gestora de projectos da ADENE e coordenadora do ‘Save Energy Together’, explicou que foi desenvolvido um plano de acção que será operacionalizado junto de dois bairros de habitação pública em Braga, nomeadamente, o Bairro das Andorinhas e o Bairro das Parretas. “O foco está na implementação de medidas de eficiência energéticas, fundamentalmente, medidas comportamen- tais e de baixo custo. Estamos a passar essa informação aos moradores, desenvolvendo uma campanha de sensibilização com conselhos práticos. Está também previsto um conjunto de actividades incluindo ateliers práticos, workshops e visitas porta a porta”, revelou Sílvia Remédios, sublinhando que o objectivo final passa por “melhorar o conforto térmico e reduzir a sua factura de energia”.
Estas primeiras sessões de apresentação do projecto traduziram-se num primeiro contacto que se revelou importante para perceber as dinâmicas de cada bairro. “Tivemos já oportunidade de ter connosco o presidente da Associação de Moradores do Bairro das Adorinhas, um contacto fundamental para perceber as dinâmicas, o momento mais interessante para promovermos sessões mais alargadas. Foi um primeiro momento essencial para articular os próximos passos”, considerou Sílvia Remédios.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário