Correio do Minho

Braga, sábado

- +
SC Braga: Um centenário de conquistas e glórias
Plataforma +Cidadania apresentada aos encarregados de educação

SC Braga: Um centenário de conquistas e glórias

Abertura dos hospitais foi fundamental para transmitir informação de qualidade

SC Braga: Um centenário de conquistas e glórias

Desporto

2021-01-19 às 12h00

Redacção Redacção

Sporting Clube de Braga 1921-2021

É uma história repleta de conquistas e glórias. Cem anos de um clube que já viveu momentos brilhantes, sobretudo na segunda metade do centenário e nas últimas duas décadas, considerados os anos dourados do clube na era da presidência de António Salvador. Fundado no dia 19 de Janeiro de 1921, o Sporting Clube de Braga nasceu do espírito aventureiro de um grupo de jovens estudantes, onde se destacavam nomes como Celestino Lobo, Carlos José de Morais, os irmãos Carvalho, Eurico Sameiro, Costinha, João Gomes - que foi o primeiro presidente - e ainda Joaquim de Oliveira Costa, amigos que se reuniram à volta da ideia de criar um clube de futebol que representasse a cidade de Braga. Foi um primeiro pequeno passo para a criação do emblema arsenalista, que alcançou a história e atravessou fronteiras, principalmente na última década desportiva, com presença regular nas provas da UEFA.
A primeira grande conquista a nível interno aconteceu, em 1947, com a primeira subida ao escalão maior do futebol nacional. Seguiu-se o primeiro grande troféu e uma página dourada na história a 22 de Maio de 1966: a conquista da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor. Depois de deixarem pelo caminho leões e águias, os arsenalistas chegaram à final pela primeira vez e, pela frente, encontraram o Vitória de Setúbal, detentor do troféu. Comandados por Manuel Palmeira, os bracarenses venceram com um golo do argentino Perrichon, a 15 minutos do final. Jogadores e comitiva foram recebidos em Braga como heróis.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho