Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
SchoolBus regressa este ano lectivo
Unidade de Saúde de Apúlia reabriu hoje

SchoolBus regressa este ano lectivo

Joana Vasconcelos desafiada a criar escola de canoagem no concelho

SchoolBus regressa este ano lectivo

As Nossas Escolas

2020-09-15 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Programa de mobilidade escolar volta a estar no terreno este ano lectivo. School Bus resulta da parceria entre o Município de Braga e os TUB.

A EB2,3 Francisco Sanches, a EB 2,3 André Soares, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, o Colégio D. Diogo de Sousa, o Colégio Leonardo da Vinci e o Colégio Teresiano são os estabelecimentos de ensino que este novo ano lectivo integram o programa de mobilidade escolar através do serviço SchoolBus, que resulta da parceria estabelecida entre o Município de Braga e os Transportes Urbanos de Braga (TUB).
O regulamento SchoolBus “visa apoiar a descarbonização da cidade, em zonas bem definidas da zona urbana, no que concerne à redução das emissões de poluentes e gases de efeito de estufa, bem como, a redução do congestionamento de trânsito e níveis de sinistralidade, incrementando a qualidade de vida da população”, pode ler-se no documento. Todos os alunos das seis escolas abrangidas poderão utilizar o serviço (ensino básico e secundário).

O SchoolBus será assegurado durante todo o ano lectivo 2020/2021, nos horários, percursos e paragens disponibilizados no website institucional da Câmara Municipal de Braga e dos Transportes Urbanos de Braga. “O serviço será realizado de acordo com todas as normas previstas na Lei n.º 13/2006 de 17 de Abril, nomeadamente com a presença de vigilantes que têm como função principal zelar pela comodidade e segurança das crianças”, lê-se ainda no documento.
O SchoolBus aplica-se aos alunos residentes e não residentes no concelho de Braga inscritos no 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, que frequentem aquelas seis escolas, bem como o ensino secundário e os alunos do pré-escolar que possuam irmãos a frequentar as escolas.
Não é permitido o acesso ao SchoolBus a outros alunos.

O encarregado de educação que pretenda aderir ao projecto SchoolBus deverá proceder à inscrição do seu educando, através do preenchimento de boletim próprio.
De destacar que as inscrições são gratuitas e obrigatórias, sujeitas à capacidade instalada do serviço.
O Município de Braga iniciou este programa de mobilidade escolar com o objectivo de reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas.
O projecto apresenta-se como a medida com maior impacto na alteração de comportamentos de mobilidade. O objectivo passa, por isso, por operacionalizar a existência do ‘SchoolBus’ para transportar, de forma segura, os alunos daqueles pontos centrais localizados à entrada da cidade até às respectivas escolas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho