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2020-07-02 às 13h13
Eurico Brilhante Dias destacou o exemplo da empresa José Carlos & Filhas - Joalheiros, Lda. no processo da retoma económica.
O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, esteve em Guimarães esta quarta-feira para visitar a maior empresa do setor da ourivesaria no país - José Carlos & Filhas - Joalheiros, Lda – realçando o exemplo dos resultados evidenciados, neste processo de retoma económica na sequência da pandemia da Covid-19, assim como registar a inovação com a mudança para novas instalações.
“Estamos perante uma empresa que apresenta bons resultados e está num processo de investimento com clientes muito importantes em representação de grandes marcas mundiais, numa importante fase de transformação com a aposta num novo edifício”, salientou o Secretário de Estado, que seguiu esta visita acompanhado pelo Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, o presidente da AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, Nuno Marinho, e ainda o empresário José Carlos Santos.
Eurico Brilhante Dias destacou que o setor da ourivesaria “é muito particular” por ser fragmentado em micro-empresas, mas apresenta capacidade de resposta para os clientes. “Agora começam a surgir empresas de maior dimensão, que incorporam elevado valor e design, onde Portugal pode distinguir-se através da qualidade da sua produção. Esse é o caminho, sem olhar à quantidade mas produzir em séries pequenas e para grande marcas, onde cada hora de trabalho terá de ser valorizada. Assim, vamos melhorar os salários e valorizar as empresas, com a qualificação dos seus trabalhadores”, manifestou o Secretário de Estado da Internacionalização.
A empresa José Carlos & Filhas - Joalheiros, Lda está a funcionar em Azurém, mas já com um novo edifício em construção no âmbito da inovação nesta área da industrialização e que funcionará na freguesia de Aldão, também no concelho de Guimarães. O Vereador da Câmara de Municipal, Ricardo Costa, sublinhou a visão de futuro assente na “capacidade de inovar através da diferenciação dos produtos, da aposta no design e criação de marcas distintivas com valor para se impor no mercado da internacionalização”, realçando a necessária ligação com a área da investigação, o apoio do Governo e o acompanhamento pelo poder local.
13 Março 2024
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