Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Seis meses “francamente positivos” no Parlamento Europeu
Viana: Revisão Orçamental com reforço de 220 mil euros

Seis meses “francamente positivos” no Parlamento Europeu

Póvoa de Lanhoso “exemplar” na forma como tem lidado com a pandemia

Seis meses “francamente positivos” no Parlamento Europeu

Nacional

2020-03-08 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Isabel Estrada Carvalhais está no Parlamento Europeu há seis meses. Ontem anunciou roteiro regional dedicado à Agricultura.

A eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais fez ontem “um balanço fracamente positivo” dos seis meses de trabalho no Parlamento Europeu, apresentando o novo site e avançando com um roteiro regional dedicado à agricultura, onde serão destacados no Minho o vinho verde, o leite e as raças autóctones.
Do grupo de deputados socialistas portugueses, Isabel Estrada Carvalhais é a única que está na Comissão da Agricultura e desde logo “é um compromisso acrescido e uma missão que é muito importante, porque a agricultura é o esqueleto do mundo rural”, defendeu a eurodeputada.

Em seis meses, Isabel Estrada Carvalhais apresentou seis relatórios de opinião, estando com outro em mãos. “Este é também o reconhecimento do Parlamento Europeu. Claro que tudo isto só é possível com uma equipa de trabalho competente e com muito contacto no terreno”, justificou a eurodeputada, garantindo que foram seis meses “de muita entrega”. E a eurodeputada confidenciou: “chego à Comissão da Agricultura que nada tem a ver com o meu percurso profissional. Pensei trabalhar na área das migrações e socialização política, por isso, tem sido um processo de muita aprendizagem, mas também com posicionamentos políticos. Não há tempo de aprender e só depois me posicionar politicamente. É tudo feito em simultâneo o que exige um esforço muito grande para ganhar conhecimento e competências, mas tem corrido francamente muito bem”.

Desde Setembro, que a eurodeputada tem feito de forma semanal contactos com cooperativas agrícolas e associações de agricultores e produtores, acompanhando no terreno e de forma gradual o que se vai passando.
A propósito, a eurodeputada anunciou o compromisso com o roteiro regional dedicado à agricultura. A pretexto dos produtos de cada região, no caso do Minho, os vinhos verdes, o leite e as raças autóctones, a eurodeputada iniciou este roteiro em Fevereiro passado na ilha de S. Miguel, nos Açores. Segue-se o Minho, onde serão anunciadas as datas no próximo mês de Abril.
“As pessoas dão cada vez mais importância à sustentabilidade ambiental e à alimentação saudável, mas no meio da equação está a agricultura”, alertou a eurodeputada, mas enquanto se diferenciar as políticas modernas das tradicionais, as pessoas não dão grande importância à temática da agricultura. “A política agrícola comum foi a primeira grande política do projecto europeu e é sempre conotada com algo antigo. Muito está a acontecer no mundo da agricultura e temos que caminhar para que seja apelativa e interessante para todos”, desafiou Isabel Estrada Carvalhais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho