Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Semana da Filosofia: A Ecologia da Mente
Esposende assinala Dia do Turismo

Semana da Filosofia: A Ecologia da Mente

Atur Jorge: “Expulsão tem marcas no volume do resultado e não na justiça”

Semana da Filosofia: A Ecologia da Mente

Ensino

2023-05-28 às 18h15

Redacção Redacção

Ao longo da semana os alunos irão debater a importância de uma ecologia mental no contexto de três registos ecológicos: o do meio ambiente, o das relações sociais e o da subjetividade humana.

Citação

A Escola Sá de Miranda promove a Semana da Filosofia, de 29 de maio a 02 de junho. Neste sentido, será desenvolvido um conjunto de atividades cujo tema é: A Ecologia da Mente. A iniciativa é da Área Disciplinar de Filosofia e a finalidade é discutir questões como: Será que existe uma ecologia das ideias danosas? Quais as razões da progressiva deterioração dos nossos modos de vida? O que está a tecnologia a fazer com a nossa saúde mental? Como promover uma ecologia das ideias?
Ao longo da semana os alunos irão debater a importância de uma ecologia mental no contexto de três registos ecológicos: o do meio ambiente, o das relações sociais e o da subjetividade humana. Vivemos uma espécie de movimento geral de implosão e de infantilização regressiva. Por outro lado, a política e as instituições parecem ser incapazes de identificar os grandes problemas e atuam de modo tecnocrático. Temos, pois, de discutir a maneira de viver neste planeta, promover a convivência, bem como fomentar novos equilíbrios na nossa relação connosco mesmos, mas também entre a nossa subjetividade e o mundo lá fora (social, animal, cósmico). Trata-se de problematizar a metamorfose do mundo e da sociedade, de maneira a questionar as implicações negativas da aceleração das mutações técnico-científicas, da explosão demográfica, da destruição da natureza, da economia do lucro, das relações de poder, do crescimento das desigualdades, do declínio da democracia, da revolução digital, entre outros.
Durante a semana decorrem diversos eventos, nomeadamente exposições de desenho e artes plásticas (Ideias para Mudar o Mundo) exposição de livros (Passos para uma Ecologia da Mente), palestras, com Victória Moraes e Alexandre Jorge; apresentação do livro Elucidário do Estudante Curioso, de Joaquim Domingues; Projeção do filme Verdes Anos, de Paulo Rocha; Café Filosófico orientado por José Augusto Ribeiro;
O objetivo é despertar nos alunos o distanciamento crítico, de maneira a incentivar o questionamento e a mobilizar para a participação criativa na mudança e na construção de uma nova ética.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho