Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Semana do Mundo Rural chama população ao Parque da Ponte
Duzentas crianças de Famalicão ilustram as “Aventuras de Dom Quixote de La Mancha”

Semana do Mundo Rural chama população ao Parque da Ponte

José Maria Costa elogia acordo para reprogramação do Portugal 2020

Braga

2018-09-11 às 06h00

Miguel Viana

Cortejo etnográfico e um desfile de moda são as principais atracções do evento que decorre entre os dias 13 e 16 deste mês. Programa é composto por diversas actividades.

O Parque da Ponte acolhe, entre quinta-feira e domingo, a Semana do Mundo Rural e das Freguesias. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Braga, através do pelouro do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural, Turismo e Defesa do Consumidor, tutelado por Altino Bessa. O objectivo é promover as tradições e as freguesias, sendo que a escolha da nova localização é uma das principais novidades. “Trouxemos o evento para o Parque da Ponte, que eu gostava que começasse a ser designado como parque da cidade. Este parque tem muito para dar aos bracarenses e áqueles que nos visitam. Está perto do centro da cidade e este tipo de eventos trará mais gente a este local”, disse Altino Bessa.
O ponto alto da programação é Cortejo Etnográfico. “É através desse cortejo que nós conseguimos que as freguesias possam mostrar-se à cidade. Podem trazer os carros alegóricos decorados da forma que entenderem, que demonstram a grande riqueza que cada freguesia tem”, disse Altino Bessa.

O programa inclui também actividades pedagógicas (sarau de improvisação musical, oficinas pedagógicas, uma desfolhada organizada pela Quinta Pedagógica), actividades para o público em geral (tertúlias, uma sessão sobre segurança nos tractores, apresentação de percursos pedestres, palestras e demonstrações culinárias) e várias exposições. A desfolhada no Mosteiro de Tibães também integra o programa.
Outro dos pontos de interesse é um desfile de moda, promovido pela Associação Comercial de Braga (ACB), agendado para as 21 horas de sexta-feira. “O desafio que nós tivemos para esta edição foi o de tentar abrir mais o núcleo de participantes às empresas de todo o concelho. Temos oito freguesias presentes, com 30 empresas”, revelou Rui Marques, director geral da ACB.
O responsável pela ACB referiu ainda que é benéfico trazer o evento para o Parque da Ponte, de modo a que seja criada “um novo espaço de oportunidades”.

A ACB ficou, ainda, responsável pela organização da Praça Alimentar, onde estarão presentes quatro restaurantes, com mesas disponíveis para 400 pessoas.
Em representação do presidente da Câmara Municipal de Braga, António Barroso, do Gabinete de Apoio às freguesias, frisou que a organização do evento permitiu juntar duas iniciativas numa só (a Semana do Mundo Rural e a Semana das Freguesias), como objectivo de “dinamizar o espaço”.

António Barroso destacou também a oportunidade para dar a conhecer o trabalho feito pelas freguesias. “Esta será uma montra muito importante para mostrar o mundo rural que as freguesias ainda têm, mas também para recordar muitas das tradições. Será uma montra do desenvolvimento das freguesias”, considerou António Barroso.
O presidente da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto, João Pires, salientou que a Semana do Mundo Rural e das Freguesias contribui para a “valorização do local” (Parque da Ponte). “É essencial valorizar este espaço, trazer pessoas, trazer os bracarenses, ao Parque da Ponte. É importante fazer dele um espaço privilegiado da nossa cidade e do nosso concelho. Este espaço está a ser cada vez mais aproveitado pelos bracarenses”, declarou João Pires.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.