Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Serviço de transportes de passageiros flexível apresentado em Reunião de Câmara de Guimarães
Empresários desafiados a adoptar comportamentos mais sustentáveis

Serviço de transportes de passageiros flexível apresentado em Reunião de Câmara de Guimarães

Reactivada retaguarda distrital com 70 camas

Serviço de transportes de passageiros flexível apresentado em Reunião de Câmara de Guimarães

Vale do Ave

2020-10-26 às 22h22

Redacção Redacção

O projeto, ainda em fase final de ajustes, foi apresentado pela equipa do Prof. Álvaro Costa, responsável pela sua elaboração.

Durante a Reunião do Executivo Municipal, que decorreu na manhã desta segunda-feira, 26 de outubro, foi apresentado o projeto de Serviço de Transportes de Passageiros Flexível no Município de Guimarães, um trabalho que está a ser elaborado pela equipa da Trenmo Engenharia S.A., liderada pelo Prof. Álvaro Costa.

O Transporte de Passageiros Flexível é um serviço complementar à rede regular de transporte público para situações de baixa procura que tem como objetivo garantir os níveis mínimos expressos no Regime Jurídico do Serviço Público de Transportes, ao mesmo tempo colmatando o défice de oferta no período noturno, fins de semana e feriados. O sistema está pensado de forma a que seja possível a otimização dos percursos e horários através de um sistema de reservas, idealmente efetuado com 1 dia de antecedência, que, em função dos pedidos existente, efetuará a gestão logística. As reservas poderão ser efetuadas por telefone ou através de uma aplicação ou website.

A cobertura territorial está divida em 10 zonas, abrangendo Guimarães, Sande (Vila Nova), Silvares, Brito, Fermentões, Creixomil, Ponte, Caldelas (Zona 1), Moreira de Cónegos, Conde, Lordelo, Nespereira, Guardizela, Gandarela (Zona 2), Serzedelo, Gandarela, Guardizela, Gondar, Selho (S. Jorge) (Zona 3), Oleiros, Vermil, Ronfe, Airão (S. João), Airão (Sta. Maria), Brito, Figueiredo, Leitões (Zona 4), Caldelas, Sande (S. Lourenço), Balazar, Longos, Briteiros (Sta. Leocádia), Sande (S. Martinho), Barco, Briteiros (S. Salvador) (Zona 5), Briteiros (Sto. Estevão), Prazins (Sto. Tirso), Donim, Souto (S. Salvador), Prazins (Sta. Eufémia), Corvite, Souto (Sta. Maria), Gondomar, Sande S. Clemente, Caldelas, Ponte (Zona 6), Atães, Rendufe, Gominhães, Selho (S. Lourenço), S. Torcato (Zona 7), Gonça, Castelões, Arosa, S. Torcato (Zona 8), Infantas, Serzedo, Costa, Mesão Frio (Zona 9) e S. Faustino, Pinheiro, Gémeos, Abação (S. Tomé), Urgezes (Zona 10), e em 2 linhas, uma no interior da freguesia de Polvoreira, entre a N105 e a EM579, e outra na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém, pela zona do Mourão.

A cobertura temporal divide-se em Período Escolar e Férias Escolares, subdividindo-se cada um destes períodos em Dias Úteis e Sábados, Domingos e Feriados. No que diz respeito a períodos horários, haverá o período diurno que funcionará entre as 8h00 e as 20h00, e o período noturno, entre as 20h00 e as 24h00.

Domingos Bragança sublinhou que este “é um serviço que vem dar resposta às carências que hoje se verificam no Concelho de Guimarães”. O Edil manifestou a intenção de fixar o preço ao utilizador com base no mesmo valor pago no serviço regular, com o valor da reserva a ser descontado no preço final, referindo ainda que a frota que estará ao serviço do Transporte Flexível será 100% elétrica, sendo constituída, inicialmente, por 3 Mini-Bus.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho