Correio do Minho

Braga,

- +
Serviço Educativo Braga Media Arts: quando os artistas são formadores de novos artistas
Autarquia beneficia Rua dos Penedos

Serviço Educativo Braga Media Arts: quando os artistas são formadores de novos artistas

Avepartk acolhe em 2021 novo supercomputador ‘Deucalion’

Serviço Educativo Braga Media Arts: quando os artistas são formadores de novos artistas

Braga

2020-09-28 às 15h07

Redacção Redacção

Moullinex, Pedro Maia, Rodrigo Areias e Paulo Furtado transformam-se em formadores de públicos iniciados no Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts.

Braga é Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Media Arts desde 2017, integrando uma rede de 246 cidades espalhadas pelo mundo, que colocam a criatividade no centro do seu desenvolvimento social, cultural e económico.

No âmbito do Circuito, o Serviço Educativo da Braga Media Arts, foi desenvolvido o Circuito Avançado, direcionado para públicos mais avançados, com maior conhecimento e envolvimento com este tipo de arte, como é o caso de artistas digitais, músicos, programadores, professores e estudantes.

O Circuito Avançado (as atividades do Circuito pensadas para públicos jovem, adulto e iniciado), oferece assim a oportunidade de aprofundar conhecimentos e competências em Media Arts, através de formações com alguns dos melhores artistas nacionais nesta área.

O músico e DJ Luís Clara Gomes, mais conhecido por Moullinex vai conduzir a próxima formação deste ciclo, que consistirá num workshop online dedicado à eletrónica em palco. Os participantes terão assim oportunidade de aprender como se constrói um espetáculo com um dos artistas de referência da cena eletrónica nacional. Este workshop está dividido em três sessões e acontece online já nos dias 7, 14 e 21 de outubro.

O cineasta e artista experimental Pedro Maia, cujos trabalhos têm sido apresentados em vários festivais de cinema e galerias, como Tokyo Contemporary Art Museum, Armenian Center for Contemporary Experimental Art, MACBA Barcelona, Edinburgh International Film Festival, Indie Lisboa, entre outros, vai conduzir uma masterclass online em torno do conceito de cinema em tempo real, e da relação deste com a música e o cinema analógico. A primeira sessão será no dia 10 de novembro, seguindo-se duas sessões nos dias 11 e 12.

O Clube de Inverno será também um dos pontos altos do Circuito Avançado, uma vez que junta duas referências do rock nacional: o músico Paulo Furtado e o cineasta Rodrigo Areias. Nesta que será a quarta edição destes workshops, Paulo Furtado assume os comandos do som e Rodrigo Areias orienta os inscritos no workshop de imagem. O resultado será apresentado ao público no contexto do OCUPA, um evento promovido pela cooperativa AUAUFEIOMAU com apoio da Câmara Municipal de Braga e gnration.

Paulo Furtado é artista e multi-instrumentista ligado a projetos como The Legendary Tigerman, Wraygunn ou Tédio Boys, é também realizador, ator, argumentista, fotógrafo e compositor de bandas sonoras com vários trabalhos publicados num já extenso e riquíssimo currículo multidisciplinar. Apontado como uma das grandes referências do rock feito em Portugal, conta já com inúmeros prémios.

Rodrigo Areias é produtor e realizador de cinema e Rock n’Roll. No seu percurso produziu ou coproduziu filmes que vão desde o cinema de autor, documentário, vídeo-arte e videoclips. As suas produções têm estreado nos maiores festivais de cinema do mundo como Cannes, Berlim ou Veneza. Venceu um Leão de Ouro para melhor documentário no Festival de Veneza e um Leopardo de Ouro no Festival de Locarno.

O Clube de Inverno decorrerá de 15 a 17 de dezembro no gnration, de forma gratuita, e pretende ser um espaço informal de encontro, exploração e improvisação nos domínios sonoro, musical e visual.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho