Apontamentos históricos num jogo sem... história
2022-11-29 às 06h00
Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, deu conta de que a vinda dos novos agentes e militares resulta da resposta do Governo às necessidades da população e da cooperação com as autarquias e forças de segurança.
O Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, presidiu ontem à apresentação do reforço de meios policiais humanos para o distrito de Braga. Ao todo são cerca de 60 os elementos que vão integrar as fileiras da GNR e da PSP.
O reforço de meios humanos vai permitir apostar mais no policiamento de proximidade. “Estes elementos permitem reforçar o dispositivo territorial e ajudar a consolidar o policiamento de proximidade, além de permitirem a subtituição daqueles que reúnem os requisitos para a aposentação”, frisou José Luís Carneiro.
O governante destacou ainda que está a ser realizado um curso de formação de agentes da PSP , que vai permitir integrar mais 620 novos polícias.
Até 2026 vão ser investidos cerca de 600 milhões de euros para modernização de infraestruturas e para a aquisição de equipamentos, nomeadamente, os de protecção individual. Só no distrito de Braga vão ser investidos cerca de 73 milhões de euros na vertente das infraestruturas. O reponsável pela pasta da Administração Interna reforçou a ideia de que os problemas de segurança não se resolvem só com mais polícias na rua. “É um engano pensar que resolvemos os problemas sociais com mais polícias. Resolvem-se com uma cooperação cada vez maior entre todas as forças e serviços do Estado e através de adequadas politicas públicas. Temos de trabalhar hoje mesmo em sociedades mais compreensivas e mais tolerantes”, apontou o governante.
José Luís Carneiro lembrou ainda que Portugal figura entre os países mais seguros do mundo. “Para termos uma pequena ideia, entre Janeiro de 2019 e Outubro de 2019, e entre Janeiro de 2022 e Outubro de 2022 (2020 e 2021 não foram tido em conta por se tratarem de anos atípicos devido à pandemia de Covid-19), a criminalidade geral baixou no distrito de Braga, 0.4 por cento, e a criminalidade violenta baixou mesmo 23 por cento”, deu conta o ministro da Administração Interna. O governante deu ainda nota de que já foram entregues à GNR do distrito de Braga 56 viaturas, bem como 187 armas e acessórios, 149 equipamentos de protecção individual e 22 equipamentos para funções especializadas.
Os números da criminalidade foram confirmados pelos comandantes distritais da PSP e da GNR. O comandante distrital da PSP, superintendente Heriques Almeida deu conta do trabalho realizado pelos agentes, concluindo que tem havido mais acções de fiscalização no distrito
O comandante distrital da PSP indicou que são 530 os polícias que actuam no distrito e aproveitou a oportunidade para fazer um pedido ao ministro da Administração interna. “É urgente definirmos o foco da nossa actuação e escolhermos o que é fundamental que as as forças de segurança façam, e aquilo que for secundário, voltar aos serviços de origem”, solicitou o superintendente Henriques Almeida.
O comandante territorial de Braga da GNR, tenente-coronel Carlos Morgado, também deu conta da redução da criminalidade no distrito de Braga.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança realçou que os novos agentes da PSP e militares da GNR são “o reforço da garantia , da protecção dos cidadãos, através da boa autoridade do Estado. Se queremos uma polícia ou militares da GNR próximos dos cidadãos, temos de ter mais agentes e militares”, disse o autarca.
24 Março 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário