Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Sete municípios unidos na criação de uma estratégia conjunta de promoção turística
Católica recebe selo de verificação ‘Covid Safe’

Sete municípios unidos na criação de uma estratégia conjunta de promoção turística

Ponte de Lima: Nova abordagem do granito nas Pedras Finas

Sete municípios unidos na criação de uma estratégia conjunta de promoção turística

Nacional

2019-10-24 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Municípios de Vieira do Minho, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Amares, Terras de Bouro, Cabeceiras de Basto e Montalegre juntaram-se ontem em Vieira do Minho para delinear a existência de uma estratégia que permite captar mais turistas para os territórios.

Os municípios de Vieira do Minho, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto, Amares. Terras de Bouro, Cabeceiras de Basto e Montalegre reuniram ontem em Vieira do Minho, para debater formas de captar mais turistas para os respectivos territórios.
O encontro foi dinamizado pela Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação e contou com a presença de autarcas, técnicos municipais e representantes de várias instituições dos respectivos concelhos.

O objectivo, explicou Fernando Cardoso de Sousa, presidente da associação, foi o de debater as formas de captar mais turistas e detectar os impedimentos à atracção turística.
Os técnicos presentes, que estiveram divididos em sete grupos, identificaram como desafios a vencer “questões relativas à sazonalidade, à estratégia e aos produtos turísticos”, disse Fernando Cardoso de Sousa.
A falta de um um produto que identifique a região e de uma estratégia promocional, foram os pontos mais notados pelos autarcas presentes. “Temos uma região com muitas características comuns e temos consciência que o turismo é importantíssimo para o desenvolvimento dos concelhos e da região. Se pudermos criar uma estratégia com mais e melhores actividades, podemos desenvolver melhor esta região. Temos necessidade de estarmos juntos, para sermos mais fortes”, afirmou António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho.

O autarca de Fafe, e presidente da Comunidade Intermunicipal do Ave, Raúl Cunha, alegou que toda a região atribuiu “grande interesse a este tipo de iniciativas”, porque permitem “por um lado a potencialização dos investimentos dos sectores público e privado e, por outro, conseguimos ter uma oferta integrada a quem nos procura. Aqui aplica-se a máxima de que juntos somos mais fortes”.
Uma ideia também partilhada por Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. “Aqui damos força a uma estratégia para dar a conhecer tudo o que temos de bom nos nossos concelhos. Todos juntos vamos arranjar estratégia para promover cada concelho.”

Manuel Tibo, edil de Terras de Bouro, considerou que “esta agregação dos municípios, trabalhando tudo em rede, trará mais sucesso para os nossos territórios, e acho que isso é uma mais-valia para a promoção do nosso território e para marcar uma estratégia para o futuro”.
Em representação do municipio de Amares, o vice-presidente Isidro Araújo, desatacou que “só faz sentido estarmos a trabalhar em rede.

Temos características comuns e um património riquíssimo. Não faz sentido trabalharmos de costas voltadas. É necessário uma rede de interesses partilhada, que promova o nosso território.” David Teixeira , vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, defendeu que “é preciso pôr a população sete municípios a ir aos eventos uns dos outros, e isso consegue-se criando esta rede. Este encontro serve para identificar actores e desta interacção sai um produto motivador para atrair pessoas”. Os cerca de 70 técnicos presentes identificaram, ainda, dificuldades causadas pela sazonalidade e pela falta de cooperação entre entidades.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho