Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Showcooking dá ‘dicas’ a doentes oncológicos
Recorde de golos difícil mas possível

Showcooking dá ‘dicas’ a doentes oncológicos

Cortejo histórico é um dos pontos altos

Showcooking dá ‘dicas’ a doentes oncológicos

Braga

2019-10-18 às 11h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

No âmbito do programa ‘Outubro Rosa’, a nutricionista Rita Costa Alves e o chef Vinagre protagonizaram ontem um showcooking que ensinou a preparar receitas adequadas para utentes que se encontrem em tratamento oncológico.

Citação

Mimo de pescada ao vapor com couscous e legumes, gaspacho, gelado de banana e fruta com mousse de iogurte e areado de granola. Foram estas as iguarias que o chef José Vinagre ensinou ontem a preparar num showcooking que decorreu no átrio do Hospital de Braga e que teve como público-alvo doentes oncológicos, seus cuidadores e profissioais da área da saúde.

A iniciativa decorreu no âmbito da 5.ª edição do ‘Outubro Rosa’, projecto que no concelho de Braga assinala, o mês de luta contra o cancro da mama.
Seguindo as orientações da nutricionista Rita Costa Alves, o chef Vinagre optou por preparar receitas de fácil e rápida confecção e muito agradáveis à vista.

Enquanto o chef ensinava a preparar as receitas, Rita Costa Alves ia explicando os benefícios de uma alimentação saudável e adequada aos tratamentos a que os doentes oncológicos são submetidos.
A nutriconista do Hospital de Braga explicou que os tratamentos podem influenciar a gestão dos alimentos e que é importante que o doente saiba como combater todos os sintomas que podem advir desses tratamentos. “É importante que cada doente adeqúe os alimentos que ingere, por exemplo a nível de textura e de temperatura, à sua realidade porque é importante fazer uma alimentação equilibrada”.

Neste showcooking, um dos conselhos mais vincados pela nutricionista e pelo chef prendeu-se com a necessidade de reduzir a ingestão de sal e de açúcar. O chef mostrou e utilizou algumas ervas aromáticas frescas que são “uma excelente alternativa” para dar sabor aos alimentos, reduzindo a utilização do sal.

A apoiar este showcooking estiveram alunos dos cursos de Cozinha e de Mesa e Bar da Escola Profissional Amar Terra Verde, onde lecciona o chef Vinagre.
Na confecção dos pratos foram utilizados produtos do Pingo Doce, que apoiou a iniciativa.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho