Correio do Minho

Braga,

- +
São urgentes novas respostas sociais face ao aumento da população idosa
Celorico de Basto: Centro de Saúde já dispõe de Radiologia

São urgentes novas respostas sociais face ao aumento da população idosa

Combate ao tráfico de droga passou pelo Alto Minho

São urgentes novas respostas sociais face ao aumento da população idosa

Braga

2024-10-10 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Acção social é uma das prioridades da União de Freguesias de Lomar e Arcos que criou uma comissão específica para esta área. Instituições locais sinalizam necessidade de respostas para a terceira idade.

Citação

O território da União de Freguesias de Lomar e Arcos, com uma população de mais de sete mil residentes, 17% dos quais com 65 anos ou mais de idade, não dispõe de lar residencial e centro de dia, carências apontadas ontem, no programa ‘Histórias das Freguesias’, pelo presidente da autarquia e por responsáveis de instituições sociais locais.
“Infelizmente, a União de Freguesia não tem lar de idosos nem centro de dia”, constatou Eduardo Fernandes, o presidente da União de Freguesias, reconhecendo que esta é uma carência relevante face ao aumento sustentado da população das duas localidades, agregadas desde 2013.
O Centro Cultural e Social de S.?Pedro de Lomar, instituição particular de solidariedade social, tem como objectivo construir um Centro de Dia, para o qual já existem terrenos, adiantando o seu presidente, António Gonçalves, que será necessária uma “parceria” que viabilize o investimento necessário.
“Esse sonho não será para concretizar muito em breve”, reconhece o presidente do Centro Cultural e Social, que centra actualmente a sua acção no apoio domiciliário a idosos, com duas equipas no terreno. “A terceira equipa só será criada se a lista de espera o justificar”, declarou António Gonçalves.
O Centro Cultural e Social de S. Pedro de Lomar presta também serviço alimentar à comunidade, sem comparticipação da Segurança Social, que impõe a legalização das instalações localizadas no edifício sede da União de Freguesias.
Um lar de terceira idade é um projecto que, segundo o presidente da Associação de Pensionistas, Reformados e Idosos de Lomar, já deveria ter sido executado nesta freguesia.
Fernando Vilaça, outro dos intervenientes no programa ‘Histórias das Freguesias’, transmitido ontem pela rádio Antena Minho e pela CMinho TV, revelou que, para a criação daquela estrutura residencial já existe terreno cedido pela Câmara Municipal de Braga, bem como o respectivo projecto.
“A obra já deveria ter sido iniciada. Alguém não quis”, atirou o presidente da associação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho