Barcelos reabilita edifício para criar Museu do Design
2021-03-03 às 19h00
Com cerca de 80 associações em todo o concelho, a autarquia de Arcos de Valdevez criou recentemente o Conselho Municipal do Associativismo, dividido em quatro eixos: cultural, etnográfico, juventude e desporto, que vão ajudar-se mutuamente.
Emília Cerdeira, vereadora do Desporto de Arcos de Valdevez, destaca que durante esta pandemia a autarquia esteve sempre atenta às preocupações dos arcuenses e que continuou “da mesma forma a apoiar quer as associações recreativas e culturais, quer as desportivas”, porque apesar de elas não terem as actividades tradicionais como faziam antes da pandemia, “continuaram activas, algumas delas a ter competição, e não tiveram o retorno económico que costumam ter através das receitas do público. Portanto, nós, Câmara Municipal, optamos por manter os apoios às nossas associações em todo o concelho para os ajudar”, vincou a vereadora.
“Temos essa vantagem, somos uma autarquia de grande proximidade com as nossas associações e clubes desportivos, com boa ligação, quer directamente com o Executivo quer com os nossos técnicos de desporto da Câmara. Desde o início que procuramos ajudar, que adequamos o plano de actividades ao que era permitido, e que antecipamos inclusive transferências monetárias para fazer face aos compromissos. Com as actividades paradas, foram várias as colectividades que aproveitaram para fazer algumas obras de melhoria dos seus espaços, e a Câmara Municipal contribuiu também essa recuperação para quando retomarem realmente as actividades possam ter melhores condições para receber os atletas e os adeptos”, referiu Emília Cerdeira, deixando uma mensagem de esperança e tranquilidade aos arcuenses para esta fase da pandemia:
“O mais importante neste momento é que as pessoas não tenham pressa. Que encarem esta fase como um intervalo de qualquer modalidade desportiva.”
Desporto e turismo
Centros de BTT e circuitos de ciclismo reforçam trilhos da Ecovia do Vez
O desporto pela natureza é já uma imagem de marca de Arcos de Valdevez, sobretudo pela famosa ‘passadeira’ com mais de 33 quilómetros de extensão e mais de 300 trilhos. Município investiu também já em espaços para os amantes das bicicletas.
“O desporto pedestre no nosso concelho já é bem conhecido e faltava satisfazer os amantes das bicicletas. De resto, já temos um Centro de BTT terminado e pronto a entrar em funcionamento em breve. E temos mais dois a ficar concluídos em 2/3 meses”, revelou a vereadora destacando que o turismo-desportivo continua a ser uma das grandes apostas da autarquia.
“Se estamos no Parque Nacional, se pertencemos à Reserva Mundial da Biosfera, se temos um dos rios mais limpos da Europa, porque não aproveitar tudo o que a natureza nos dá, até para a proteger. Temos essa beleza natural do território que faz já também parte do cartaz turístico do
nosso país, e temos cá um tecido comercial e empresarial com excelentes propostas.”
14 Abril 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário