Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
SYnergia galardoou projectos sociais e reforça internacionalização
Freguesias de Guimarães com recolha de resíduos porta-a-porta

SYnergia galardoou projectos sociais e reforça internacionalização

Famalicão garante autocarros gratuitos para a noite de Carnaval

SYnergia galardoou projectos sociais  e reforça internacionalização

Braga

2022-12-09 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

XI Gala SYnergia distinguiu dez projectos de várias áreas de voluntariado e anunciou o desejo de estender a acção a outros continentes, além da Europa e da África. A SYnergia existe há 18 anos.

Citação

Gratidão e esperança foram os sentimentos mais presentes na XI Gala Synergia, que decorreu na quarta-feira à noite no CADI - Centro de Artes e Desporto Inclusivo, na Quinta da Capela.
O evento serviu para homenagear vários projectos ligados ao voluntariado e ao Synergia.
“A gratidão àqueles que nos ajudam e que fazem a diferença, que implementam alguns projectos na cidade de Braga e internacionais, é uma coisa que nos fica bem agadecer. O que o ser humano tem de melhor é saber ser grato a quem ajuda”, afirmou ao Correio do Minho Ricardo Sousa, presidente da SYnergia Portugal.
Entre os galardoados, o destaque foi para o projecto da SYnergia Madrid (Espanha), que foi feito na Tanzânia. “Tem a ver com a higiene feminina. Foram ensinadas àquelas mulheres as questões da higiene e como construírem os seus próprios pensos higiénicos. São coisas que marcam a diferença. Esse projecto vai ser replicado em Cabo Verde”, assegurou Ricardo Sousa.
A responsável pela Synergia Madrid, Martina López, agradeceu a atribuição do galardão ‘Saúde’ e explicou que “tentamos ajudar no que perguntavam sobre a higiene feminina e menstrual e explicamos como podem fazer as compressas com o material que têm à disposição”.
Na mesma gala foram atribuídos os galardões de Desporto (Projecto SalusLive), Arte e Cultura (União de Fregueisas de S. José de S. Lázaro e Cividade); Voluntáriado (Associação Pais em Rede); Emprego e Empreendedorismo (Projecto e Jovem Funchal); Participação Cívica e Cidadania (Movimento Braga SOS Ucrânia); Comunicação (Sporting Clube de Braga); Educação (Academia Sénior Egas Moniz); Ambiente (União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude - Póvoa de Lanhoso) e Galardão SYNergia (empresa José Freitas Ldª). Ricardo Costa, presidente da Associação Empresarial do Minho, recebeu o título de Sócio Honorário do SYnergia. A cerimónia serviu também para anunciar a internacionalização da Cooperativa SY- nergia. “Estamos em 11 pólos diferentes e queremos, até 2030, chegar aos cinco continentes e estar em mais de 30 localidades diferentes, a criar este imppacto local nas comunidades.. Não só em Áfica mas também noutros continentes”, indicou Ricardo Sousa, o presidente da Cooperativa SYnergia Portugal. Foram ainda assinados protocolos de cooperação com a Escola Profissional de Braga, a Associação Académica da Universidade do Minho e a empresa Betweien. A empresa pretende criar 17 bibliotecas em Cabo Verde. A animação musical esteve a cargo da Universidade Senior da Academia Egas Moniz. O artista Paco criou uma coreografia com a assistência. Joana Gil declamou o poema ‘Se Eu Fosse Grande’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho