Turismo sustentável em destaque no ‘Hackathon’
2024-06-25 às 06h00
Junto à praia fluvial, edifício anexo ao bar de apoio vai acolher actividades de sensibilização para a preservação do património natural e cultural.
A Synergia inaugurou em Verim, Póvoa de Lanhoso, o Centro Interpretativo de Educação Ambiental. Sensibilizar e consciencializar as populações sobre as questões ambientais e nutrir o património natural e cultural da região são objectivos daquela valência, que funciona num espaço contíguo ao bar de apoio à praia fluvial de Verim.
Na inauguração marcaram presença, entre outros, Paulo Cunha, antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que foi recentemente eleito para o Parlamento Europeu, bem como o presidente da União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, José Manuel Costa da Silva, e o presidente da Synergia, Ricardo Sousa.
Elementos do Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim animaram a sessão.
Segundo um folheto distribuído na inauguração, pretende-se ali promover actividades como exposições, palestras, oficinas, laboratórios de ciência viva, observação de animais , identificação de espécies, ensinar técnicas de poda e jardinagem, promover voluntariado de apoio ao reino animal e plantação de árvores.
Dias de limpeza e vigilância, caminhadas, fotografia, desporto de natureza e actividades de ar livre são outras acções previstas naquele espaço, onde já se encontra uma amostra de artesanato.
A primeira visita de Paulo Cunha, como eurodeputado
Paulo Cunha destacou ontem em Verim que ainda não tomou posse do cargo de eurodeputado e que, desde a sua eleição, esta foi a sua primeira visita. Preconizou uma Europa que não se faz “de palácios” e a valorização das culturas locais “com proximidade aos territórios”, apontando o grupo folclórico de Verim como exemplo da cultura a preservar.
Ricardo Sousa: “Lançámos desafio à União de Freguesias”
Na inauguração , o presidente da Synergia, Ricardo Sousa, lembrou que passam agora 20 anos sobre a fundação daquela colectividade, criada no ano 2004 na freguesia de S. Lázaro, em Braga, mas que tem vindo a difundir a sua acção por outras cidades e por outros países. Ao Correio do Minho, o dirigente explicou que ”lançámos o desafio à União de Freguesias de Verim Friande e a Ajude para este centro interpretativo. Isto era algo que
já perseguíamos há muitos anos, a parte ambiental e a defesa da natureza como um dos focos de trabalho desta última década”. Por outro lado, acrescentou que esta valência “vai ao encontro do que fazemos há duas décadas, que é trabalhar com os mais novos, com as novas gerações”. “O respeito pelo espelho de água e o conhecimento desta área territorial, actividades aquáticas como a canoagem e stand-up padlle” são ideias que aquele responsável assume querer ali promover. Dentro do centro interpretativo, disse ainda,” queremos fazer mostras de artesanato local, produtos locais e workshops dedicados ao à sustentabilidade, à reutilização, à transformação. Tudo o que está escrito nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, mas que muitas vezes não é concretizado”.
Fundos comunitários para as freguesias
O presidente da União de Freguesias de Verim, Ajude e Friande, José Manuel Costa Silva, aproveitou a presença do eurodeputado Paulo Cunha para apelar a que as juntas de freguesia possam ter direito a concorrer directamente a fundos comunitários.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário