“Jogar na Mata real é uma das saídas mais difíceis do nosso campeonato”
2020-07-14 às 06h00
Ricardo Rio revelou ontem que, no contexto dos impactos da pandemia no desempenho das empresas municipais, são sobretudo o Teatro Circo e a InvestBraga aquelas que mais o preocupam.
Depois de um ano de 2019 “extremamente positivo” para as empresas do foro municipal, a actual situação pandémica deixa antever que em 2020 as contas que vão apresentar serão muito diferentes, “particularmente nos casos da InvestBraga e do Teatro Circo”, que estão desde meados de Março com facturação muito residual.
O presidente da Câmara admite assim que são aquelas duas empresas municipais aquelas cujo futuro mais o preocupa, antevendo que nos dois casos “o resultado final de 2020 vai ser seguramente muito diferente a manter-se a actual situação”.
Também os TUB estão a sofrer com as consequências da pandemia, isto porque se verifica uma queda substancial daquele que era o volume de facturação habitual.
Actualmente a taxa de utilização dos TUB está em 57% face ao que seria normal para esta altura.
No entanto, recorda Ricardo Rio, os TUB acabam ter alguma compensação oriunda da receita do estacionamento à superfície. Recorde-se que que são os TUB, através da EUB quem explora os parquímetros existentes na cidade.
Já para a Agere e a BragaHabit, Ricardo Rio antevê “um ano normal”.
No caso concreto da BragaHabit o edil admitiu que a empresa municipal tem tido mais dificuldade em responder às solicitações, pelo aumento do volume de pedidos, mas realça que tem havido um esforço acrescido para dar resposta a todas as necessidades apresentadas pela população.
No entanto, recorda que, desde 2013, a BragaHabit já mais do que duplicou o valor da RADA (regime de apoio à habitação que consiste na atribuição de um subsídio destinado a comparticipar o pagamento mensal da renda) e tem vindo a investir na requalificação da habitação social.
“Há, no entanto, uma décalage entre a capacidade de resposta da BragaHabit e as necessidades da população”, admite o autarca, que falava aos jornalistas no final da reunião e Câmara em que foram aprovados os relatórios de contas de todas as empresas municipais.
Apesar das críticas generalizadas da oposição ao desempenho das empresas do universo municipal, Ricardo Rio mostrou-se muito satisfeito com as contas e o desempenho de todas elas.
“De uma forma transversal a todo o universo municipal, 2019 foi um ano extremamente positivo, não só do ponto de vista do resultado económico e financeiro, que cresceu e melhorou em quase as empresas, e em algumas de forma significativa, mas sempre equilibrando com aquilo que nós desejamos que é a melhoria do serviço prestado à população em cada uma das áreas da sua gestão, mas também ao nível da redução dos encargos que são suportados pela prestação do serviço e com o cumprimento do seu objectivo estratégico que para nós é muito importante”, afirmou
Rio considera assim que 2019 fica marcado não só pelo melhor desempenho das empresas municipais, mas também pela superação em relação ao passado, “o que é muito positivo”.
“É assim o caminho que temos desenvolvido de 2013 até hoje e 2019 foi um ano perfeitamente eloquente do ponto de vista da capacidade que estas empresas tiveram de equilibrar cada um dos factores que referi”, concluiu.
16 Janeiro 2021
16 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário