Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Telemóveis para os mais idosos
PSD Braga promove formação sobre Gestão Autárquica

Telemóveis para os mais idosos

Festival Authentica termina com balanço positivo e anuncia novas datas para 2025

Telemóveis para  os mais idosos

Cávado

2010-04-28 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Fernando Moniz, governador civil de Braga, continuou ontem a distribuir telemóveis pelos idosos, anunciando a intenção de facilitar contactos com emigrantes.

Citação

O governador civil de Braga, Fernando Moniz, distribuiu ontem 386 telemóveis a idosos do concelho de Barcelos.
No âmbito do projecto, designado como ISIM - Iniciativa de Segurança Idade Maior, que pretende dotar os idosos de um veículo de contacto rápido de comunicação com familiares e instituições na área da saúde, solidariedade, segurança e protecção civil, aquele responsável anunciou que com a secretaria de Estado das Comunidades estão em curso negociações, tendo em vista o alargamento das facilidades oferecidas por este sistema a familiares que estejam emigrados.

Recorde-se que este sistema, em que o distrito de Braga é pioneiro, permite a beneficiários do complemento solidário para idosos receber gratuitamente telemóveis, com teclas de contacto simples atribuídas para ligação a um familiar, o centro de saúde, emergência social, GNR ou PSP, protecção civil, o governo civil e uma instituição particular de solidariedade social.

O programa, realizado em parceria com a operadora móvel Optimus, é inteiramente grátis para os utilizadores, que são beneficiários do Complemento Solidário de Idosos (CSI) no distrito.
O programa visa “combater a solidão e o isolamento dos mais velhos, colmatando a ausência de redes familiares e redes informais de vizinhança que, pela alteração da estrutura familiar, deixam muitas vezes as pessoas idosas isoladas e sós nas suas habitações”.

“Usem o telemóvel para namorar!” — Miguel Costa Gomes

Ontem, no Pavilhão Municipal de Barcelos, o presidente da câmara, Miguel Costa Gomes chamou a atenção para o isolamento em que muitas vezes os idosos são esquecidos e incentivou-os: “usem o telemóvel também para namorar!”.

O intendente António Fraga, comandante distrital da PSP, explicou que no caso daquela força de segurança estão afectos um chefe e dois agentes que vão procurar proporcionar atendimento personalizado. Se passado um minuto após a activação da chamada esse atendimento não estiver em acção, a chamada é reencaminhada para uma esquadra.

O governador civil, Fernando Moniz, na sua intervenção destacou a proximidade que os telemóveis vão proporcionar.
“Vamos criar em cada esquina um amigo, um bombeiro, um médico ou um assistente social”, disse, realçando a tendência para o continuar do envelhecimento da população.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho