“Padel é um desporto que pode ser praticado por todos”
2012-10-18 às 06h00
Muitas vezes é preciso mudar alguma coisa na forma como se está a gerir um determinado negócio ou empresa para vir a ter bons resultados. Às vezes, basta apenas saltar para as páginas da Internet e promover o negócio ou apostar, por exemplo, nas vendas on-line.
O seu negócio ou empresa está estagnado? Então está na hora de reflectir sobre o que está mal e sobre o que está bem e depois... mudar. O marketing digital e o coaching executivo podem muito bem ser a solução para iniciar essa mudança.
O desafio foi lançado, ontem, pela Associação Comercial e Industrial de Barcelos, durante uma palestra sobre a temática, no âmbito da ‘Semana Europeia das PME’s’, que termina amanhã.
Na ocasião, o director-geral, João Albuquerque, voltou a sublinhar a importância de os empresários “não desistirem e acreditarem no futuro”, indicando que devem “incluir o marketing nas suas ferramentas de gestão”.
João Albuquerque destacou, por exemplo, o facto de a página do Facebook da ACIB ter, actualmente, 17 mil seguidores. “Começámos com três mil e o nosso objectivo é crescer até aos 20 mil, mas depois queremos ligar esta ferramenta às actividades empresariais e promovê-las, por exemplo, apresentando na página on-line campanhas de descontos e promoções que atraiam as pessoas e os clientes”.
António Paraíso e João Filipe Freitas, representantes da ‘antonioparaiso.com’, deixaram algumas pistas aos empresários barcelenses que participaram na palestra para pôr os seus negócios e empresas “a mexer”.
No mundo real, há cinco medidas que devem ser equacionadas e que convidam, antes de qualquer outra coisa, à reflexão: 1. É preciso mudar o produto ou serviço?; 2. Ando a vender ao cliente certo?; 3. Há quanto tempo estou no mesmo mercado?; 4. Preciso mudar a forma como estou a vender ou produzir?; 5. Tenho algo que me diferencie dos outros ou posso inovar?
Estas foram algumas das questões levantadas por António Paraíso, para fazer reflectir os empresários sobre o que está bem e mal nas suas empresas e negócios.
Fazer a diferença
“Às vezes basta mudarmos apenas um destes pontos para fazer toda a diferença nos resultados”, advertiu o consultor.
Hoje em dia, o marketing é imprescindível e estar nas redes sociais a divulgar os produtos e serviços oferecidos ainda mais, garantiu João Filipe Freitas.
“O marketing digital é totalmente diferente do marketing a que estamos habituados e os empresários devem ter consciência daquilo que podem fazer para marcar presença na Internet, seja com websites ou simplesmente saber apenas como trabalhar com os motores de busca e como os aperfeiçoar para captar audiências”. “Hoje em dia uma empresa que não esteja na Internet é o mesmo que uma rua não ter lojas - onde está uma oportunidade desaproveitada”, disse.
Já Bruno Silva, da ‘InnovMark’, explicou o papel do coaching empresarial, através do qual “os empresários são obrigados a perceber onde estão, para onde querem ir e como chegar lá”. “As empresas têm sempre muitas alternativas, é preciso é perceber o que se quer primeiro”. O responsável deu como exemplo uma empresa que está a ter baixa de vendas. “A empresa tem várias alternativas: outros mercados, outros produtos, novas marcas, etc”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário