Esposende debate gastronomia
2025-02-17 às 06h00
Criação da terceira equipa de intervenção permanente (EIP) permitiria garantir uma assistência de 24 horas por dia, sete dias por semana, em freguesias como Ruivães ou Campos. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho conta com o apoio do Município e aguarda resposta do Governo.
A criação de uma terceira equipa de intervenção permanente (EIP) é o principal desejo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho (AHBVVM), que ontem assinalou os 85 anos de existência. O desejo já tem dois anos e a nova EIP iria permitir melhorar a eficácia no combate aos incêndios rurais e uma cobertura de 24 horas por dia nas freguesias do Norte do concelho.
“A implementação de uma terceira equipa EIP vinha fazer toda a diferença. Conseguiríamos dar uma resposta mais musculada e pronta em termos de cobertura ao nosso território e especialmente na parte Norte do concelho, na zona de Ruivães e Campos, onde temos uma secção, com um quartel em funcionamento, mas que por falta de operacionais não conseguimos uma cobertura 24 horas, sete dias por semana”, disse Carlos Branco, presidente da AHBVVM.
Mesmo assim, a direcção espera que a criação da terceira EIP seja uma realidade a curto prazo, contando já com a abertura da Câmara Municipal de Vieira do Minho para comparticipação de 50 por cento dos custos.
A direcção da AHBVVM elegeu ainda como prioridade para este ano a valorização das condições salariais do pessoal da corporação.
“Consideramos que qualquer gestão que se preze terá de se preocupar com as condições dos seus colaboradores. Justamente, tivemos de rever os salários que já não eram actualizados há 12 anos, não deixando de de dizer que foi um esforço muito significativo, mas que nos deixa muito felizes”, indicou Carlos Branco, o presidente da direcção da AHBVVM.
Corpo activo bem preparado
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, Ricardo Dias, salienta que o corpo activo tem tem respondido da melhor forma aos desafios que se colocam à corporação.
“O corpo activo tem respondido de forma bastante participativa na execução do serviço de voluntariado, complementando de forma exemplar todos os períodos em que exista a necessidade de reforço das equipas de serviço”, disse ao Correio do Minho.
A corporação vieirense deve ser reforçada em breve com a integração de 11 novos elementos, adiantou o comandante.
“Relativamente ao reforço do corpo activo encontram-se a frequentar a Escola de formação 11 estagiários que devem terminar em breve a formação”, especifica Ricardo Dias.
Em termos materiais, a corporação tem vindo a apostar na modernização de equipamentos e de algumas das viaturas.
“Neste momento estamos a desenvolver diligências juntamente com a direcção para modernizarmos alguns equipamentos e veículos por forma a estarmos melhor preparados para todo o tipo de ocorrências”, considerou o comandante.
Ricardo Dias lembra ainda que foram delineados alguns planos que têm permitido à corporação responder às necessidades mais urgentes.
“Temos activados alguns planos delineados para que não surjam questões urgentes e esses planos têm surtido efeito, permitindo resolver questões que, a não serem correctamente avaliadas atempadamente, poderiam provocar situações de carácter urgente”, indicou Ricardo Dias, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho.
21 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário