Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Terras de Bouro participou novamente no projecto Pimpolho
Aluno esfaqueado por colega junto a escola secundária em Braga

Terras de Bouro participou novamente no projecto Pimpolho

Autarca de Viana do Castelo promove potencialidades do concelho em Roissy, França

Terras de Bouro participou novamente no projecto Pimpolho

Cávado

2019-11-12 às 20h13

Redacção Redacção

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal participou na implementação do projecto, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre o município e o Hospital de Braga.

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal participou na implementação do Projeto Pimpolho–Projeto de Prevenção da Ambliopia, no âmbito do Protocolo de Colaboração celebrado entre o Município e o Hospital de Braga. A ambliopia, conhecida como “olho preguiçoso”, é uma doença exclusiva da infância e apenas tratável nesta faixa etária (até aos 5 anos). São objetivos do Projeto Pimpolho realizar uma avaliação oftalmológica a todas as crianças entre os 3 e 4 anos que frequentem os estabelecimentos de ensino público e privado da área do Município de Terras de Bouro e sinalizar todas as crianças com ambliopia ou fatores de risco ambliogénicos. O Hospital de Braga recebe as crianças nas instalações do Serviço de Oftalmologia, sendo a avaliação clínica de despiste da Ambliopia supervisionada por Médicos Oftalmologistas.

No corrente ano, as consultas realizaram-se nos dias 16 de outubro e 06 de novembro e destinaram-se às crianças nascidas no ano 2015. Na primeira deslocação ao Hospital de Braga participaram 25 crianças dos Jardins de Infância de Moimenta, Chorense, Carvalheira e Souto. Na segunda consulta participaram 13 crianças dos Jardins de Infância de Rio Caldo, Gerês e Valdosende.

A Câmara Municipal entende que esta iniciativa é muito importante na promoção da saúde das crianças e na melhoria da sua qualidade de vida, uma vez que, detetada atempadamente, a Ambliopia é tratável, sendo o tratamento menos eficaz depois desta faixa etária. Neste sentido, é objetivo do Município dar continuidade ao Projeto Pimpolho, encontrando-se já a colaborar com o Hospital de Braga na organização das consultas para o ano de 2020, em que serão destinatárias as crianças nascidas no ano 2016.

Considerando que só através de um efetivo trabalho de articulação e parceria entre todos os agentes locais se consegue concretizar esta e outras iniciativas, a Câmara Municipal agradece ao Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro e aos Centros Sociais de Souto e de Valdosende a participação e colaboração no desenvolvimento do Projeto Pimpolho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.