Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Tesouro-Museu da Sé adquire duas novas esculturas ligadas ao culto Mariano
Famalicão à espera de milhares de foliões

Tesouro-Museu da Sé adquire duas novas esculturas ligadas ao culto Mariano

Oitocentos utentes de várias instituições deram vida ao ‘Carnaval Sénior’ de Famalicão

Tesouro-Museu da Sé adquire duas novas esculturas ligadas ao culto Mariano

Braga

2020-01-29 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Esculturas de Nossa Senhora da Esperança, do séc. XVII, e de Nossa Senhora do Leite, réplica datada do século XX, vão enriquecer o espólio do Museu que está acessível a quem o quiser visitar.

O Tesouro-Museu da Sé de Braga investiu perto de cinco mil euros na aquisição de duas esculturas ligadas ao culto?Mariano.
Uma das esculturas é de Nossa Senhora da Paz/Esperança, datada do século XVII, proveniente de uma capela privada de um Solar de Viseu.
Em madeira policromada, a imagem vai ser alvo de restauro para, posteriormente, ser colocada à disposição dos visitantes do museu.
A segunda escultura é uma réplica em resina de Nossa Senhora do Leite, datada do século XX, proveniente de um antiquário de Fafe.
As imagens foram adquiridas a uma empresa leiloeira.

Na apresentação das duas esculturas, o director do Tesouro- -Museu da Sé explicou que além de salvaguardar o património herdado, o museu tem também a vocação de enriquecê-lo através de novas aquisições, como é o caso.
O cónego João Paulo Abreu explicou também que esta aquisição resulta da contribuição de todos quantos visitam o espaço, nomeadamente da aquisição do acesso ao mesmo.
“São duas mais-valias que vão enriquecer o nosso património”, refere o director do museu.
O director teceu ainda algumas curiosidades referentes a Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora do Leite que ganham vida através destas duas novas esculturas que vão integrar o espólio do museu.

A primeira diz respeito a Nossa Senhora da Esperança que tem duas origens que se complementam. A primeira é inspirada na experiência da própria Virgem Maria, aquando de sua gravidez. A segunda origem parte dos fiéis que sempre depositaram em Maria a esperança na resolução dos seus problemas e necessidades pessoais.
Nossa Senhora do?Leite, cuja cópia está no exterior da catedral, foi encomendada pelo Arcebispo de Braga D. Diogo de Sousa. Em pedra é atribuída ao Mestre dos Túmulos dos Reis e tem como data provável de execução o ano de 1515.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.