Correio do Minho

Braga, sábado

- +
TGV: PS de Lisboa insiste na necessidade de ligar a capital portuguesa à restante Europa por alta velocidade
Greenfest Braga 2022 reforça mensagem dos três pilares da sustentabilidade

TGV: PS de Lisboa insiste na necessidade de ligar a capital portuguesa à restante Europa por alta velocidade

Festas de Santo António querem marcar e desenvolver a economia do concelho

Nacional

2011-07-22 às 17h37

Lusa Lusa

O dirigente da federação da área urbana de Lisboa do PS insistiu hoje na necessidade de construção de uma linha do TGV que ligue a capital portuguesa às outras capitais europeias de uma forma rápida e eficiente.

Citação

O dirigente da federação da área urbana de Lisboa do PS insistiu hoje na necessidade de construção de uma linha do TGV que ligue a capital portuguesa às outras capitais europeias de uma forma rápida e eficiente.

As direções do PS Lisboa e do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de Badajoz vão reunir-se hoje na capital portuguesa para 'analisar a suspensão' da linha de TGV entre Lisboa e Madrid.

“A nossa intenção é reafirmar a ideia de que é necessária a construção da linha do TGV que ligue Lisboa, como capital do país, às restantes capitais europeias e que permita manter a região de Lisboa ligada às grandes regiões europeias por meio de transporte rápido e eficiente”, explicou à Lusa Marcos Perestrello.

O responsável salientou que a própria Comissão Europeia “anda a pressionar Portugal para que avance com este projeto”.

“Há uma comparticipação muito significativa nesse investimento de fundos europeus que, se não forem utilizados, serão perdidos”, salientou.

O dirigente socialista criticou ainda a “medida muito negativa e penalizadora do transporte público, que foi o aumento de 15% nos transportes públicos de Lisboa”.

“Essa medida é um atentado contra a mobilidade urbana e contra a mobilidade na região metropolitana de Lisboa. No fundo, é mais uma medida contra uma mobilidade moderna, energeticamente eficiente, que permita afirmar a cidade como uma capital europeia”, considerou.

Segundo um comunicado da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, na sessão de trabalho de hoje vão estar o presidente do município lisboeta, António Costa, e o secretário-geral do PSOE de Badajoz e porta-voz deste município espanhol, Celestino Vegas.

Os autarcas socialistas da Câmara de Évora, José Ernesto d’Oliveira, e da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida, vão também participar no encontro.

O Programa do Governo português estabelece o compromisso de “suspender” o projeto de alta velocidade Lisboa - Madrid”, admitindo que 'poderá sujeitar-se o projeto a uma reavaliação, incluindo o seu conteúdo e calendário, numa ótica de otimização de custos, à luz de novos condicionalismos, e que deverá ter em conta o estatuto jurídico dos contratos já firmados'.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho