Município de Guimarães lança concurso para concessão do RESTAURANTE/BAR no Parque da Cidade
2023-06-05 às 06h00
Clube ‘As Voltas da Cultura’, da Escola Padre Himalaya, tem como missão proporcionar aos alunos do 9.º ano a possibilidade de visitarem países europeus. José Manuel Fernandes é o padrinho.
Contribuir para atenuar a interioridade dos alunos e promover neles uma concepção de cidadania global e europeia que potencie a formação de cidadãos activos, participativos e conscientes, através da visita a regiões e locais e europeus. É este o principal objectivo do Clube Europeu ‘As Voltas da Cultura’, da Escola Básica Padre Himalaya, localizada em Távora (Santa Maria, no concelho de Arcos de Valdevez.
Com quase 15 anos de actividades, este clube convidou o eurodeputado José Manuel Fernandes para padrinho, “uma escolha óbvia”, sobretudo pela forma como recebeu os alunos no Parlamento Europeu quando, em 2016, visitaram Bruxelas.
“Neste ano lectivo, quando nos aproximamos dos 15 anos de existência, entendemos que seria importante o clube ter um padrinho e quando pensamos nas escolhas possíveis só um nome nos ocorreu: José Manuel Fernandes”, explicaram as três docentes responsáveis agora por este projecto, as convidadas da edição deste fim-de-semana do programa ‘Da Europa para o Minho’, da rádio Antena Minho.
No programa conduzido por Paulo Monteiro, com o eurodeputado José Manuel Fernandes, as professoras Ângela Codeço, Fernanda Araújo e Fernanda Lima apresentaram o clube e a actividade que este tem desenvolvido desde o ano lectivo 2009 /2010.
Ângela Codeço, Fernanda Araújo, Fernanda Lima e Paulo Gomes foram os professores que criaram este clube, conscientes do isolamentno cultural, social e económico a que as zonas rurais, como aquela em que a escola se insere, e as suas populações estão votadas. Actualmente apenas as três professoras dinamizam o clube.
Direccionado a todos os alunos do 9.º ano da Escola Básica Padre Himalaya, este Clube Europeu permite a todos os alunos “viajar, conhecer novas localidades, novos costumes e novas culturas”, explicaram as docentes, sublinhando que a missão é desenvolvida “com a preocupação de que todos possam viajar, independentemente do seu estatuto social ou das suas possibilidades financeiras”. O projecto tem assim, um forte cariz social.
O financiamento das viagens faz-se através de iniciativas de angariação de fundos que são realizadas durante o ano lectivo, mas também com o contributo daqueles que ajudam por reconhecerem que este é um projecto meritório e que não deixa ninguém para trás. “Sabemos que há outras escolas que também fazem viagens de estudo pela Europa, mas é o encarregado de educação a pagar. Aqui, é angariado o dinheiro para todos terem a mesma oportunidade”, explicaram, realçando ainda que estas iniciativas permitem abrir os horizontes aos alunos e também torná-los conscientes, por exemplo, da importância que a União Europeia tem nas suas vidas.
E a lista de cidades europeias visitadas é já longa: Barcelona, Londres, Roma, Amesterdão, Praga, Berlim e Postdam, Bruxelas, Gant e Bruge, Bergamo, Verona, Veneza e Milão, Madrid, Toledo e Cuenca, Dublin, Valência, Sevilha e Córdova.
As docentes destacam que o clube tem contado com a colaboração de diversas empresas do comércio local que têm ajudado a concretizar o sonho das centenas de alunos que já integraram o Clube Europeu, sendo que também o Município e as Juntas de Freguesia da área de influência das escola tem sido parceiros activos deste projecto.
As docentes não esquecem também o atleta Adrien Silva, campeão europeu pela Selecção Nacional, com fortes ligações ao concelho, que sensibilizado pela abrangência social do projecto patrocinou a maioria das visitas de estudo, tendo inclusive visitado a escola para contactar directamente com os alunos envolvidos no projecto.
Ao dinamizar este clube, as docentes de Geografia, Matemática e Educação Visual estão a proporcionar aos alunos competências que vão muito além do currículo, mas que farão certamente diferença no seu futuro.
Confessam que não é fácil o trabalho que desenvolvem, sobretudo numa altura em que a classe docente está em luta e que são muitas as horas que dão à causa. Mas para estas professoras, o importante é que este projecto combate a interioridade e abra horizontes a estes estudantes. Lembram ainda que cada viagem envolve muita pesquisa e aquisição de conhecimento por parte dos estudantes.
“Este é um projecto com cariz solidário e ambiental”
Nesta participação no programa ‘Da Europa para o Minho’, as professoras Ângela Codeço, Fernanda Araújo e Fernanda Lima evidenciaram o cariz social o Clube Europeu ‘As Voltas da Cultura’, por proporcionar aos alunos do 9.º ano, muitos oriundos de agregados com carências económicas, a possibilidade de visitarem países europeus.
Realçaram ainda que este projecto tem também “um forte cariz ambiental e solidário,” patente, por exemplo, no projecto ‘Dá tampa ao Dinis’, em que através da recolha de tampas de plástico é ajudado um aluno carenciado do Agrupamento que sofre de paralisia cerebral. O projecto tem a parceria da Resulima.
Também com a Resulima, o clube promove a recolha de embalagens de plástico, papel e cartão, tendo no último ano lectivo angariado 5850 kg de papel e cartão, e 470 sacos amarelos de embalagens. Fazem também a recolha de óleo alimentar usado. Este ano já foram recolhidos mais de 500 litros.
Durante o ano lectivo são ainda dinamizadas diversas actividades de angariação de fundos, envolvendo os encarregados de educação e a comunidade, nomeadamente mercados biológicos e de Natal. Nota ainda para a comemoração do Dia da Europa, com o ‘Sarau Europeu’, onde se pretende festejar a paz e a unidade deste continente.
25 Novembro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário