Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Tradições e património ligados ao rio Este devem ser preservados e promovidos
Mário Passos conhece cantos à Câmara

Tradições e património ligados ao rio Este devem ser preservados e promovidos

Escola Básica Francisco Sanches desafia pais a apostarem numa alimentação saudável

Tradições e património ligados ao rio Este devem ser preservados e promovidos

Braga

2021-09-26 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Documentário rio Este contou com a colaboração das pessoas que compõem as comunidades ligadas ao rio Este, entre a nascente (em S. Mamede de Este) e a freguesia de Ruilhe. A Quinta Pedagógica de Braga também apoiou o projecto.

Responsável pela narrativa (‘voz off’) e um dos principais intervenientes no documentário, o actor e professor de teatro José Miguel Braga revela que “ao longo do rio podemos ver pontes, caminhos, construções, moinhos, tanques. Há a preocupação de ouvir testemunhos e a importância do rio”.
Um património que é de primordial importância preservar e promover. “O rio também é histórias, invenções, lendas, canções, modinhas. Toda uma realidade que é física, ligada à terra e ás águas, e também imaginária. Um projecto como este também pretende louvar e proteger estas coisas. É uma maneira de nos protegermos como seres culturais”, defendeu José Miguel Braga.
Muitos dos intervenientes são pessoas ligadas aos locais por onde o rio passa e facilmente aderiram ao projecto.
“De um modo geral as pessoas compreenderam muito bem o que se pretendia e têm colaborado de uma forma muito espontânea, alegre, bem disposta. Às vezes até com boas surpresas”, adiantou José Miguel Braga.
Além da Câmara Municipal de Braga, o documentário ‘Rio Este’ conta também com a colaboração da Quinta Pedagógica de Braga.
Natália Costa, técnica da quinta, assume o papel de “entrevistadora” do realizador Tiago Fernandes, e destaca que o projecto é um importante contributo para a defesa e promoção do meio ambiente.
“Fomos convidados para participar neste projecto e participamos com todo o gosto porque um dos lemas da Quinta Pedagógica é a educação e a sensibilização ambiental. Também temos actividades onde exploramos o cuidar da água. Este documentário ajuda a sensibilizar ambientalmente para o cuidar do rio Este”, frisou Natália Costa.
A técnica da Quinta Pedagógica desejou que o documentário ‘Rio Este’ seja amplamente divulgado “porque todos somos poucos para ajudar a sensibilizar e a defender o meio ambiente e o rio Este, neste caso concreto”, disse Natália Costa.
As gravações contaram com alguns jovens como intervenientes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho