Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Tradições natalícias na UE inspiram alunos da Escola D. Maria II
Arranque sob o signo da incerteza para o Campeonato de Portugal

Tradições natalícias na UE inspiram alunos da Escola D. Maria II

Implementado sistema de gestão de frotas na Agere

Tradições natalícias na UE inspiram alunos da Escola D. Maria II

As Nossas Escolas

2019-12-30 às 10h29

Redacção Redacção

Alunos do Clube Europeu da Escola D. Maria II dedicaram o seu jornal de parede às tradições e curiosidades sobre a comemoração do Natal nos países da UE. Organizaram ainda um ‘brunch’ com doces típicos da época.

A comemoração do Natal nos diversos países da União Europeia foi o mote para a elaboração do jornal de parede, em Dezembro, dos alunos do Clube Europeu da Escola Básica D. Maria II, em Famalicão. Os estudantes investigaram e divulgaram, por esse meio, tradições e curiosidades sobre a comemoração natalícia em contexto europeu.
O Clube Europeu fomenta a realização de um jornal de parede, patente na Biblioteca Escolar, com notícias, curiosidades e comemorações ocorridas nos diversos países da União Europeia e que sejam significativas para a literacia e desenvolvimento da cidadania europeia.

Durante as últimas semanas, os membros do Clube Europeu investigaram e realizaram pequenas sínteses sobre as tradições de Natal, tal como são vividas nos diversos espaços da União Europeia. Os diversos artigos publicados dão conta de um património comum europeu relativamente às comemorações religiosas cristãs sobre o nascimento de Cristo, mas também às tradições pagãs que ainda se vislumbram na maioria dos países.
Não se podia falar de Natal sem conhecer o vasto e variado cardápio da época. Assim, a comida típica e os muitos doces foram divulgados, desde a Escandinávia até ao Mediterrâneo.

“São várias as celebrações comemoradas durante este período por toda a Europa, e sempre com bastante luz nas cidades, presentes, jogos, reunião com a família e comida”, refere a escola em comunicado.
Os alunos do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas D. Maria II não esqueceram que o Natal é a efeméride da família, da tolerância, da paz e da união. No penúltimo dia de aulas, organizaram um brunch com produtos da época e típicos de diversos países, convidando colegas e professores e, em conjunto e harmonia, provaram bolinhos alemães, bolachas de gengibre dinamarquesas, o ‘turron’ espanhol, o ‘panettone’ italiano, as trufas belgas de cacau, bolachas de cardamomo suecas, sem esquecer as rabanadas lusas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho