Correio do Minho

Braga, terça-feira

Transporte escolar gratuito para todos os alunos de Vila Nova de Cerveira
Fábrica de Chocolate semeia valor da família e da amizade

Transporte escolar gratuito para todos os alunos de Vila Nova de Cerveira

Guerreiras do Minho dão passo gigante para o título em Lisboa

As Nossas Escolas

2018-09-04 às 06h00

Redacção

Câmara de Vila Nova de Cerveira vai continuar a pagar os transportes escolares de todos os alunos do concelho, desde o pré-escolar até ao secundário. Medida já foi aprovada em reunião do executivo.

Neste novo ano lectivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira anunciou que vai continuar a assumir, na totalidade, os encargos financeiros com os transportes escolares de todos os alunos do concelho, desde o pré-escolar até ao ensino secundário. A medida já foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo camarário, com carácter descentralizado, decorrida em Gondarém.
Em comunicado, a autarquia liderada por Fernando Nogueira realça que esta medida resulta “de um significativo esforço financeiro por parte da autarquia”, explicando que este apoio abrange os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho ou que, por opção, frequentam cursos inexistentes em Vila Nova de Cerveira, tendo que se deslocar para municípios vizinhos.

A rede de transportes escolares do Município de Vila Nova de Cerveira visa 510 alunos diariamente, distribuídos por seis circuitos especiais (pré-escolar e ciclo) e cinco itinerários para o 2.º ciclo ao 12.º ano.
Para o presidente da Câmara Municipal “a promoção de políticas sociais de igualdade de acesso à educação é uma prioridade”, de forma a garantir que “nenhum aluno desista de estudar porque os pais ou encarregados de educação não têm possibilidades económicas para assegurar o transporte”.

Fernando Nogueira sublinha a aposta “na valorização contínua do sistema educativo, através da melhoria das condições de aprendizagem aos alunos e da atribuição de apoios aos agregados familiares, assim como pela criação de mecanismos que promovam o interesse e o envolvimento dos jovens no futuro do concelho, proporcionando a sua fixação.
Introduzido por este executivo em 2015, o alargamento dos transportes gratuitos aos estudantes do ensino secundário teve um impacto muito positivo junto dos agregados familiares, pelo que a medida se mantém nos mesmos moldes para o ano lectivo 2018/2019.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.