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Três câmaras portuguesas vão integrar Eixo Atlântico
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Três câmaras portuguesas vão integrar Eixo Atlântico

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Três câmaras portuguesas vão integrar Eixo Atlântico

Nacional

2022-11-14 às 06h00

Redacção Redacção

Xoán Mao disse que na calha para aderir ao Eixo Atlântico estão três câmaras portuguesas, que não quis especificar, fazendo com que a organização supere os 40 municípios dos dois lados da fronteira.

Citação

O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, disse à Lusa, a propósito dos 30 anos da organização transfronteiriça, que já ninguém na Galiza usa o termo ‘português’ como um insulto, porque tais “asneiras desaparecem” com o trabalho conjunto.
“Já não ouvirás ninguém, na Galiza, a usar o termo português como um insulto. E também já ninguém em Portugal utiliza ‘galego’ como um insulto”, disse o secretário-geral do Eixo Atlântico cargo que ocupa desde Outubro de 1995.
O Eixo Atlântico, cuja sede em Portugal se situa em Águas Santas, Maia, é uma organização intermunicipal transfronteiriça que junta 39 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza.

“Em Vigo, há 25 anos, ainda me lembro que o português era sinónimo de conduzir mal. Quando um motorista galego qualquer dizia ‘ah, português’, os galegos já sabiam do que se estava a falar. Isso desapareceu”, disse. Segundo Xoán Mao, a utilização da nacionalidade como insulto, nos dois lados da fronteira, desapareceu porque “estas asneiras desaparecem quando as pessoas se conhecem e quando trabalham juntas”.
“Isto, para mim, é um símbolo físico do sucesso do nosso trabalho”, resumiu, fazendo um balanço “muito positivo” os 30 anos de actividade do Eixo, formalmente constituído em 28 de Setembro de 1992, em Viana do Castelo.
Xoán Mao disse à Lusa que na calha para aderir ao Eixo Atlântico estão três câmaras municipais portuguesas, que não quis especificar, fazendo com que a organização supere as quatro dezenas de municípios dos dois lados da fronteira.

O facto que “três mais pedem adesão” de que já no próximo ano se superem os 40 membros faz com que a análise seja “muito positiva”, concluiu, realçando a persistência do Eixo após “a terceira crise: primeiro a económica, depois a pandemia e agora da guerra”.
Para o responsável, a preocupação do Eixo Atlântico, desde a sua fundação, foi “a de que não fosse uma superestrutura política, mas sim algo implicado na cidadania”, razão que justificou a existência de programas de desporto (como os bianuais Jogos dos Eixo Atlântico), cultura, ou estudos socioeconómicos sobre a região.
Já quanto à legitimidade política e institucional da organização, Xoán Mao reconheceu que o Eixo podia ter “mais implicação”, mas apenas se “se outros níveis de administração fizessem” o que o Eixo Atlântico faz.
“Nós temos um limite, que são as nossas competências. Há coisas que não são da nossa competência, mas são da nossa incumbência. Então, nós estamos a tentar trabalhar, também, naquilo que é da nossa incumbência”, explicou.

Como exemplo, falou da ida “das pessoas que tinham de ir ao aeroporto Sá Carneiro [que serve o Porto], os galegos, durante o fecho das fronteiras”, durante a pandemia de Covid-19.
“Como ninguém se ocupou do problema das pessoas que tinham de viajar e ir buscar os filhos, e não sabiam se iam poder passar, então fomos nós que demos toda a informação”, referiu.
Outro assunto em que o Eixo Atlântico interveio “foi quando o Governo galego, dentro das suas competências no controlo da pandemia, colocou os portugueses no mesmo patamar que o resto da Europa para os controlos de acesso ao país, neste caso da região”.
As autoridades galegas “repararam no erro, criou muito mal-estar, e imediatamente retiraram aquela condição, e os portugueses passaram a ser considerados iguais aos espanhóis, para efeitos de entrada na rede”, referiu.
“É óbvio que não era algo da nossa competência, mas era da nossa incumbência. Tudo aquilo que podemos fazer, fazemos”, considerou.


Relação com CCDR-N “está muito bem”

Questionado acerca da relação do Eixo Atlântico com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Xoán Mao disse que “desde que chegou o [presidente António] Cunha está muito bem”.
“É uma pessoa que acredita nisto, que já tem experiência na cooperação, tem boa cabeça, e não vem nem fazer asneiras, nem tornar-se rico, nem fazer elites da Foz”, disse Xoán Mao.
Já o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Galiza - Norte de Portugal “não faz parte” da agenda nem “da vida” do Eixo Atlântico, segundo o responsável.
Xoán Mao disse que o AECT esteve “durante muito tempo” a ‘contraprogramar’ o Eixo Atlântico, no que "parecia uma guerra de protagonismos", ao invés de se “trabalhar em conjunto”.
“Eles têm competências em assuntos que nós não temos, e se nós trabalhássemos juntos conseguiríamos coisas muito importantes para a sociedade, para as pessoas”, considerou.


Fernando Gomes recorda “papel decisivo” para construir A3

O antigo presidente da Câmara do Porto, Fernando Gomes considerou, em entrevista à Lusa, que “deixou de haver quem puxe verdadeiramente pelo Eixo Atlântico”, associação que ajudou a fundar há 30 anos. Disse que “por muita vontade que tenha o presidente da Câmara de Braga, que tem assumido aqui um papel muito importante de alternativa ao papel do Porto, a verdade é que deixou de haver quem puxe verdadeiramente pelo Eixo Atlântico”. Lembrou que a cidade que liderou “é a grande referência internacional para a região e a grande referência económica”, bem como a “pedra angular que acaba por estruturar” o território. “A partir do momento em que a Câmara do Porto entra em ruptura e se mantém apenas para assinar actas, isto tira muitíssima força ao Eixo Atlântico”.
Fernando Gomes, recorda que no Eixo Atlântico, “se é verdade que os meios não eram muitos, politicamente tinha um peso muito grande”, algo que “foi decisivo” para projectos como a construção da A3, com a respectiva ligação transfronteiriça, entre Tui e Valença.
“Já na altura se falou no comboio, que era outra debilidade, mas isso não sei quantas décadas mais vamos ter de esperar. Esperemos que seja desta”, afirmou, considerando que o Eixo Atlântico necessita de “grandes projectos mobilizadores”.

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