Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Trio luso derrotado no qualifying do Braga Open
Escola Básica Francisco Sanches desafia pais a apostarem numa alimentação saudável

Trio luso derrotado no qualifying do Braga Open

Universidade alinha oferta com mercado

Trio luso derrotado no qualifying do Braga Open

Desporto

2021-09-19 às 16h45

Redacção Redacção

Última ronda sem representantes lusos

Os portugueses Miguel Gomes, Henrique Rocha e Jaime Faria perderam, este domingo, na primeira ronda do qualifying do Braga Open, torneio do ATP Challenger Tour que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, com o apoio da Câmara Municipal de Braga e do Clube de Ténis de Braga, entre os dias 19 e 26 de setembro.

O primeiro a entrar em ação foi Miguel Gomes (58.º do ranking mundial de sub 18), que no regresso ao circuito Challenger depois da última passagem por um torneio do Grand Slam enquanto júnior (passou as duas rondas de qualificação) não conseguiu reunir argumentos para contrariar Peter Heller (397.º do ranking ATP) e perdeu por 6-0 e 6-1.

“Era um adversário forte e um nível diferente daquele em que tenho jogado, por isso preciso de me adaptar. Passar dos juniores para os seniores não é fácil e tenho de me adaptar, ter um ténis mais adulto, aceitar e continuar a trabalhar”, explicou o jovem tenista do Centro de Alto Rendimento, que planeia “aproveitar a oportunidade e jogar todos os torneios ITF que a Federação apoiou para começar a ganhar pontos e melhorar o meu ténis.”

Logo a seguir, Jaime Faria (125.º na classificação de juniores) também cedeu perante um tenista alemão, mas o resultado (6-0 e 6-2) favorável a Sebastian Fanselow (416.º ATP) foi enganador, uma vez que o jovem português conseguiu equilibrar vários jogos de ambos os parciais e dispôs de seis pontos de break, falhando a conversão de cinco.

“Foi um encontro equilibrado. Entrei nervoso porque era o meu primeiro torneio Challenger, mas à medida que o encontro avançou fui-me adaptando, percebi o estilo de jogo dele e consegui equilibrar o encontro. Tive algumas oportunidades que desperdicei e sinto que podia ter feito mais, mas não é um resultado que transmita muito bem o que aconteceu”, lamentou o tenista de 18 anos após a primeira experiência a este nível.

No derradeiro encontro do court principal, Henrique Rocha (92.º sub 18) voltou a apresentar um nível muito interessante e complicou a tarefa ao número 347 mundial, Nikolas Sanchez Izquierdo, que só conseguiu vencer por 6-2 e 7-5. Campeão nacional de sub 18, o jovem maiato (que ainda cumpre o primeiro ano de júnior) recuperou de 6-2 e 3-1 para equilibrar a contenda e chegou a servir para fechar o segundo parcial, mas o espanhol recuperou a tempo de evitar trabalhos extra.

“Ele entrou bastante bem no encontro e eu estava a deixar as bolas demasiado curtas, mas no segundo set consegui jogar bolas mais compridas, ganhei coragem nalguns momentos e também servi melhor, mas quando servi para fechar o segundo set senti um bocadinho o momento e a pressão e falhei uns primeiros serviços que eram importantes, mas estou bastante contente com o meu nível”, considerou Henrique Rocha, que participou pela terceira vez num torneio Challenger e pela terceira vez deixou boas impressões.

As derrotas dos três jovens portugueses deixam a representação nacional no quadro principal de singulares do Braga Open a cargo dos sete jogadores que já tinham presença confirmada: Frederico Silva (184.º), Gastão Elias (215.º), João Domingues (242.º), Nuno Borges (271.º) — que entraram diretamente — e os wild cards Tiago Cação (506.º), Pedro Araújo (902.º) e Luís Faria (866.º ATP), precisamente os três que irão a jogo na jornada de segunda-feira, com destaque para o duelo entre os compatriotas Araújo e Faria.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho