Protocolo visa requalificação e modernização da Avenida Central da Urbanização da Amorosa
2025-06-06 às 16h15
Sob o mote “A principal experiência de gastronomia”, o festival reúne Chefs premiados, banquetes exclusivos, restaurantes, provas comentadas, showcookings, masterclasses, harmonizações improváveis, música ao vivo e o espaço blue Bazar, com propostas emergentes de gastronomia e lifestyle.
O Vinhos Verdes - Essência Festival está de regresso aos Jardins do Museu Nacional Soares sdos Reis, no Porto, e promete uma edição verdadeiramente inesquecível. Entre os dias 6 e 8 de junho, o espaço transforma-se num vibrante palco de sabores, aromas e emoções — com gastronomia de excelência, vinhos únicos, cultura viva, música contagiante e experiências para todos os sentidos.
Sob o mote “A principal experiência de gastronomia”, o festival reúne Chefs premiados, banquetes exclusivos, restaurantes, provas comentadas, showcookings, masterclasses, harmonizações improváveis, música ao vivo e o espaço blue Bazar, com propostas emergentes de gastronomia e lifestyle.
Gastronomia em destaque
Os grandes momentos à mesa acontecem com os Banquetes Essência, onde se cruzam os talentos de Chefs Michelin com cozinhas tradicionais:
Sexta, 6 de junho, 19h00
Arnaldo Azevedo (uma estrela Michelin, Vila Foz, Porto) junta-se a Deolinda Fontaínha (Tasquinha da Linda, Viana do Castelo) para um jantar que combina alta cozinha com sabores do mar.
Sábado, 7 de junho, 19h00
A estrela Michelin Marlene Vieira (restaurante Marlene, Lisboa) apresenta um menu sofisticado e cheio de identidade.
Domingo, 8 de junho, 13h00
Vítor Matos (duas estrelas Michelin, Antiqvvm, Porto) une-se a Maria do Céu Abreu (A Cozinha Velha, Ponte de Lima) para um almoço de sabores únicos e tradição reinventada.
Cozinha ao vivo com chefs
A Chef Cristina Manso Preto desafia o público a cozinhar com ela numa masterclass participativa. As aulas “Mãos na Massa” decorrem:
Sexta-feira às 18h15 e 20h15
Sábado às 14h30, 17h30 e 19h30
Domingo às 14h30 e 18h15
Para os mais pequenos, há sessões especiais “Mini-Mãos na Massa”, com a Nutrir, às 13h45 (sábado e domingo).
Showcookings a não perder:
Luís Américo (sexta, 19h30) – Sala de Prova, Time Out Porto
António Loureiro *Michelin (sábado, 16h00) – Estrela Michelin de Guimarães
Rafaela Louzada (sábado, 18h00) – “Peixe com Beurre Blanc de Vinho Verde”
Julien Montbabut *Michelin (domingo, 15h00) – Maison Albar Monumental Palace, Porto
Joana Thony Horta (domingo, 18h30) – Chef de Pastelaria do mesmo hotel
Restaurantes e food boxes
No Essência Festival, a experiência gastronómica não se limita aos banquetes e à cozinha ao vivo com chefs. Ao longo dos três dias, o público poderá também explorar um conjunto de restaurantes e food boxes que representam o melhor da criatividade, da autenticidade e da diversidade da cozinha portuguesa. Das tradições do Porto aos sabores do Minho, da fusão nipónica ao gelado reinventado, cada espaço oferece propostas originais e cheias de sabor.
Chama
O Chef Tiago Pazzini traz a sua energia criativa ao festival com propostas surpreendentes, onde o produto local brilha em cada prato. Aqui não se espera um restaurante convencional, mas sim uma cozinha viva e ousada, alimentada diariamente pela frescura dos produtores da região.
Wish
Sofisticação sem artifícios é a assinatura deste restaurante & sushi bar, onde o Chef António Vieira harmoniza sabores mediterrânicos e japoneses com raízes bem portuguesas.
Casa Inês
Comandada pela carismática Inês Diniz, esta casa é uma verdadeira homenagem à tradição gastronómica do Porto. Pratos com alma e sabor de casa, transmitidos de geração em geração, ganham aqui nova vida com paixão e autenticidade.
Sala de Prova
Diretamente do Time Out Market Porto para o festival, a Sala de Prova mantém a essência criada pelo Chef Luís Américo: um espaço pensado para degustações de excelência, com pratos desenhados a preceito para harmonizar com os melhores vinhos do evento.
blue Taste
A blue Taste leva até ao Essência Festival o melhor do mar. Ostras fresquíssimas que pedem um copo de Vinho Verde a acompanhar. Uma paragem obrigatória para quem não resiste a uma experiência simples, fresca e cheia de sabor.
Segreti do Chef
A paixão do Chef António Vieira por gelados transformou-se numa geladaria de autor com mais de 80 sabores. Aqui, a inovação é constante – e o crepe enrolado num cone é apenas um dos exemplos que prometem surpreender quem se aventurar por esta food box.
Quinta dos fumeiros
Focada em criar novos produtos e aliar a tradição à inovação, Deolinda Campelo assumiu paixão pelo negócio, que lhe foi transmitida pela sua mãe, Aurora, preservando receitas tradicionais herdadas nos enchidos tradicionais e afirmando-se com uma pioneira gama de enchidos 100% aves, entre outras novidades.
Provas e conversas com especialistas
Cerca de 40 produtores da Região dos Vinhos Verdes marcam presença no festival, apresentando não só as mais recentes novidades, como também algumas das suas referências mais emblemáticas. Uma oportunidade única para descobrir a riqueza, a frescura e a diversidade da maior Denominação de Origem portuguesa, que se afirma cada vez mais como um território de inovação e autenticidade no panorama vínico nacional e internacional.
Os Vinhos Verdes estarão em grande destaque com provas e Wine Games orientados por especialistas da Revista de Vinhos, que revelam a diversidade e sofisticação da região:
Manuel Moreira (sexta):
19h00 – “Espumantes dos Vinhos Verdes: frescura e sofisticação”
20h00 – “Tintos leves: o novo mundo dos Vinhos Verdes”
Luis Costa (sábado e domingo):
13h00 – “The pink (r)evolution: rosés dos Vinhos Verdes”
17h30 – “Que enorme Azal! A casta emergente dos Vinhos Verdes”
20h00 – “Alvarinho. Uma questão de nobreza”
13h00 – “Loureiro: mais do que perfume”
19h30 – “Aguardentes vínicas: tesouros para apreciadores”
Sara Matos (sábado e domingo)
18h30 - Wine Games
15h00 - Wine Games
Pedro Guerreiro (ISAG) (domingo, 18h30):
“Vinhos Verdes envelhecidos: o tempo revela a excelência”
Música que se sente
A cada dia, a energia da música dá ainda mais cor ao festival:
Sexta, 6 de junho, 22h00 – HMB
A banda liderada por Héber Marques traz o groove e emoção com os seus maiores sucessos, incluindo “Amor é assim”.
Sábado, 7 de junho
16h30 – A Kind of Queen leva o público numa viagem pelos maiores êxitos dos Queen
21h00 – Insert Coin, com João Paulo Sousa e Joel Rodrigues, animam a noite com grandes hits dos anos 80, 90 e 2000
Domingo, 8 de junho, 16h30 – Cassete
Covers enérgicos e nostálgicos da década de 80 para fechar o festival com ritmo e boas memórias.
O Vinhos Verdes Essência Festival é uma organização da Essência Company, com os apoios da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Câmara Municipal do Porto.
Horários:
Sexta-feira: 17h00 – 00h00
Sábado: 12h00 – 00h00
Domingo: 12h00 – 22h00
15 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário