Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
TUB apresentam candidatura ao PRR para mais 38 autocarros eléctricos
Teatro de Luís de Camões em nova edição

TUB apresentam candidatura ao PRR para mais 38 autocarros eléctricos

SC Braga: Imagem limpa em desfecho ingrato

TUB apresentam candidatura ao PRR para mais 38 autocarros eléctricos

Braga

2024-08-07 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Empresa Municipal quer continuar renovação da frota com viaturas eléctricas. Candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estima investimento de 24,7 milhões de euros

Citação

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vai apresentar uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a compra de 38 novos autocarros de tracção eléctrica. Segundo adiantou ao Correio do Minho o administrador executivo da empresa municipal, Teotónio Santos, a candidatura deve ser concluída nos próximos dias e prevê um investimento de 24,7 milhões de euros para a totalidade das viaturas.
O administrador dos TUB?adiantou não dispor ainda de informação sobre a taxa de comparticipação do PRR?para este novo investimento na renovação da frota da transportadora municipal com novos autocarros ambientalmente mais eficientes.
Os autocarros que chegarão a Braga, caso seja aprovada a candidatura ao PRR, serão de tipologia ‘standart’ de 12 metros, maiores que os últimos adquiridos pelos TUB.
Teotónio Santos disse ao Correio do Minho que, caso seja bem sucedida a candidatura a financiamento do PRR, os TUB?estarão em condições de retirar de circulação alguns autocarros mais antigos e reforçar a oferta das linhas de maior procura.
Os TUB dispõem actualmente de 43 autocarros eléctricos ao serviço, 12 dos quais entraram em circulação no início deste ano. Durante o ano de 2023 entraram em circulação outros 18 autocarros, assumindo a administração dos TUB “o compromisso com os bracarenses de descarbonização da frota, com 68 novas viaturas com melhor desempenho ambiental e energético”, entre as quais as 25 movidas a gás natural.
A renovação da frota da empresa municipal com recurso à tracção eléctrica iniciou-se em 2018 com uma primeira aquisição de seis autocarros.
A empresa municipal revelou há dias o número de passageiros transportados no primeiro semestre deste ano, que confirma o crescimento da procura do transporte público de passageiros. As 6 823 526 viagens validadas entre Janeiro e Junho deste ano representam um crescimento de 2,41% relativamente a período homólogo de 2023.
O administrador executivo dos TUB perspectiva que a empresa municipal possa terminar o ano de 2024 com mais de 12,7 milhões de passageiros transportados, ultrapassando assim o desempenho de 2023.
O aumento do número de passageiros transportados tem sido mais significativo nas ligações entre as freguesias de Gualtar e Sequeira, entre o Largo da Estação e a Universidade do Minho, no corredor Nogueira-Padim da Graça e nos circuitos urbanos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho