Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
TUB já sensibilizaram 11 mil alunos para a mobilidade sustentável
Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

TUB já sensibilizaram 11 mil alunos para a mobilidade sustentável

Luís Pedro Martins: “Turismo é um sector resiliente, que recuperou muito rapidamente”

TUB já sensibilizaram 11 mil alunos para a mobilidade sustentável

Braga

2019-09-21 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, os TUB assinalaram ontem o retomar do projecto ‘Transportes e Cidadania’ que, desde 2015, já sensibilizou 11 mil alunos para a mobilidade sustentável.

Citação

Neste ano civil, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) pretendem levar o projecto ‘Transportes e Cidadania’ até três mil alunos dos 5.º e 7.º anos das escolas do concelho. Até agora, foram já cerca de 11 mil os jovens sensibilizados para a mobilidade urbana sustentável.
Ontem, associando-se às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade e no contexto de início de ano lectivo, os TUB retomaram o projecto na Escola EB 2,3 Frei Caetano Brandão.

Sensibilizar os mais novos para a utilização dos transportes púbicos e dos modos activos (a pé e de bicicleta) incutindo-lhes boas práticas de segurança é o principal objectivo do projecto ‘Transportes e Cidadania’.
O conteúdo de cada acção do ‘Transportes e Cidadania’ nas escolas divide-se em três temáticas. A primeira apresenta a evolução e história dos transportes públicos na cidade de Braga; a segunda dá aos alunos uma perspectiva da tecnologia que os TUB colocam à disposição, como é exemplo o TUB - Mobile; e, numa terceira parte é abordada a temática da segurança e a utilização da bicicleta, sendo incutidas boas práticas e vários conselhos no sentido de consciencializar os alunos para os perigos, quando são adoptados comportamentos inadequados.

O projecto ‘Transportes e Cidadania’ está no terreno desde 2015, tendo chegado já a cerca de 11 mil alunos de 364 turmas das escolas públicas e privadas do concelho.
Ao arranque da edição deste ano lectivo associaram-se a vereadora da Educação, Lídia Dias, e os administradores dos TUB, Teotónio dos Santos e Sandra Cerqueira.
Lídia Dias realçou aos alunos que “somos todos importantes na demanda de termos uma cidade mais limpa e mais amiga do ambiente”.
A vereadora considerou que “faz todo o sentido” dinamizar estas acções de sensibilização junto dos mais novos, na medida em que o processo da cultura para a mobilidade sustentável deve começar desde muito cedo, ainda no ensino básico, à semelhança daquilo que se fez e continua a fazer com a reciclagem.

Também o director do Agrupamento de Escolas de Maximinos assistiu à apresentação. Joaquim da Silva Gomes, autor de livros e crónicas sobre a história de Braga, aproveitou para lançar um desafio aos TUB e ao Município: “se houver possibilidade, pensem no regresso do eléctrico às ruas de Braga. Todos ficariam a ganhar, não só os bracarenses, mas também os turistas”.
Joaquim da Silva Gomes agradeceu ainda aos TUB e à Câmara por terem escolhido a Frei Caetano Brandão para o arranque do projecto neste ano lectivo e deixou elogios à empresa municipal: “os TUB têm demonstrado que estão ao nível das grandes empresas de transportes urbanos da Europa”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho