Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
TUB lançam esta semana concurso público para primeira linha do BRT
SC Braga conquista três dos quatro títulos de campeão nacional de boccia

TUB lançam esta semana concurso público para primeira linha do BRT

Município de Esposende assina auto de consignação da segunda fase das obras do Parque da Cidade

TUB lançam esta semana concurso público para primeira linha do BRT

Braga

2025-05-13 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Transportes Urbanos de Braga vão lançar esta semana o concurso público para a construção da Linha Vermelha do BRT, que vai ligar a Estação da CP ao Hospital de Braga, passando pelo campus de Gualtar da Universidade do Minho.

Citação

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão lançar esta semana o concurso público para a construção da Linha Vermelha do BRT (Bus Rapid Transit), que terá cerca de 6 Km e vai ligar a Estação da CP ao Hospital de Braga, passando pelo Campus de Gualtar da Universidade do Minho (UMinho).
A revelação foi feita ontem, no final da reunião de câmara, pelos administradores da empresa municipal de transportes, Teotónio dos Santos e Sandra Cerqueira.
Não foi divulgado o valor base deste concurso público que se destina à construção da linha Vermelha do BRT, pois está a ser ultimado o caderno de encargos.
Numa fase posterior será lançado um outro concurso para o material circulante e equipamentos de embarque.
“Pretendemos ter o projecto da linha vermelha completamente concluído em Junho de 2026”, afirmou Teotónio dos Santos, realçando a importância de avançar agora com o concurso para serem cumpridos os prazos do PRR.
O administrador também deu nota que já existe um “possível entendimento” com a Universidade do Minho sobre a passagem da linha do BRT pelo campus de Gualtar.
“Temos vindo a reunir com a reitoria e chegámos a um possível entendimento de acordo com uma proposta da própria reitoria”, afirmou, realçando que os TUB também já tiveram oportunidade para “apresentar essa proposta à nova equipa (liderada por Pedro Arezes), que em princípio irá gerir a UMinho a partir do final do próximo ano”.
Teotónio dos Santos avançou que o BRT seguirá, na zona do campus de Gualtar, por uma nova via, a abrir do lado da universidade e não da Quinta dos Peões.
A linha vermelha, que vai ter uma frequência de seis minutos, vai contar com 12 veículos, incluindo alguns de reserva.
O investimento, financiado pelo PRR, previsto para esta primeira linha do BRT de Braga é de 76 milhões de euros.
Teotónio dos Santos confirmou que a linha Amarela está “para já” suspensa.
“Tivemos de travar a linha amarela porque a Infraestruturas de Portugal (IP) não nos permitiu usar duas das vias, uma em cada sentido, na Av. António Macedo, como vias dedicadas para o BRT. Tendo em conta que a linha amarela também tinha cerca de 6 Km e que cerca de 2 Km pertenciam à IP, portanto seria um terço da linha sem via dedicada, e se juntássemos alguns pequenos troços (também sem via dedicada) no centro a cidade, não seria uma linha de BRT com uma via completamente dedicada”, explicou o administrador da TUB, acrescentando: “Tivemos de retirar para já a linha amarela do projecto para mantermos a linha vermelha dentro do prazo”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho